VIGIADOS 24 HRS

Leitura da Palavra / 2Samuel 12:1-14

E o Senhor enviou a Davi o profeta Natã.
Ao chegar, ele disse a Davi: "Dois homens viviam numa cidade, um era rico e o outro, pobre. O rico possuía muitas ovelhas e bois, mas o pobre nada tinha, senão uma cordeirinha que havia comprado. Ele a criou, e ela cresceu com ele e com seus filhos. Ela comia junto dele, bebia do seu copo e até dormia em seus braços. Era como uma filha para ele.
"Certo dia, um viajante chegou à casa do rico, e este não quis pegar uma de suas próprias ovelhas ou do seus bois para preparar-lhe uma refeição. Em vez disso, preparou para o visitante a cordeira que pertencia ao pobre". 

Então, Davi encheu-se de ira contra o homem e disse a Natã: "Juro pelo nome do Senhor que o homem que fez isso merece a morte! Deverá pagar quatro vezes o preço da cordeira, porquanto agiu sem misericórdia". 
Então Natã disse a Davi: "Você é esse homem! Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Eu o ungi rei de Israel, e livrei-o das mãos de Saul. Dei-lhe a casa e as mulheres do seu senhor. Dei-lhe a nação de Israel e Judá. E, se tudo isso não fosse suficiente, eu lhe teria dado mais ainda. Por que você desprezou a palavra do Senhor, fazendo o que ele reprova?

Você matou Urias, o hitita, com a espada dos amonitas e ficou com a mulher dele. Por isso, a espada nunca se afastará de sua família, pois você me desprezou e tomou a mulher de Urias, o hitita, para ser sua mulher’.

"Assim diz o Senhor: ‘De sua própria família trarei desgraça sobre você. Tomarei as suas mulheres diante dos seus próprios olhos e as darei a outro; e ele se deitará com elas em plena luz do dia. Você fez isso às escondidas, mas eu o farei diante de todo o Israel, em plena luz do dia’ ". 
Então Davi disse a Natã: "Pequei contra o Senhor! " E Natã respondeu: "O Senhor perdoou o seu pecado. Você não morrerá. Entretanto, uma vez que você insultou o Senhor, o menino morrerá".


Muitas cidades usam o recurso de colocar câmeras de filmagem, para monitorar o movimento e possíveis assaltos e ladrões aonde há mais movimento e lojas.
Também é possível, filmar pessoas que vivem embriagadas e largadas pelas ruas. Ao encontrar uma pessoa nessa situação, bêbadas, os policiais filmam a pessoa neste estado deplorável. Depois levam-na a prisão, aonde ela passa á noite e passe o efeito da bebida. Na manhã seguinte, antes de liberá-la, mostram o vídeo feito de quando os policiais a acharam, e a pessoa vê como é desagradável e humilhante ser encontrada em tal situação.
O resultado, conforme dizem, muitas pessoas pessoas , que vendo esses vídeos, largaram o vício do álcool, ou procuraram ajuda, que já é um alento.


Deus usou um método parecido para que Davi caíssse em si. Enviou o profeta Natã, que contou a história de um homem rico, dono de muita ovelhas, mas também cruel a ponto de roubar e matar a única ovelha de um pobre que a tinha como um animal de estimação, a fim de satisfazer suas próprias vontades,.


Quando Davi " assistiu " a esse " filme ", ficou furioso e julgou: " O homem que fez isso merece a morte! " Ele não adimitia tamanha injustiça. Porém, Natã encarou o rei e apontou-lhe o dedo, dizendo que aquele homem era o próprio Davi, e que aquele era o filme da sua vida. 


Ele havia desprezado a palavra do Senhor, matando Urias por meio dos amonitas e ficado com a mulher dele. Cada frase dita pelo profeta revelava a culpa e o pecado de Davi. Até então ele tinha sido muito hábil em esconder a sua realidade. 


É possível que ninguém soubesse de seu " caso" com Bate-Seba e da eliminação de Urias, o marido da amante, em um " crime perfeito". Ninguém desconfiava da maldade de Davi. Mas Deus sabia de tudo e enviou a filmagem da sua vida por meio de Natã, mostrando que Davi era um adúltero assassino, mesmo que as pessoas não soubessem disso, e dando oportunidade para que ele reconhecesse seu erro e se arrependesse .Então, Davi restaurou seu relacionamento com Deus.


Talvez Davi conseguiu enganar os vizinhos, e até o próprio coração. Mas, ninguém é capaz de esconder de Deus. 
Hebreus 4:13.“E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas” 


O arrependimento sincero 
Há algumas diferenças notáveis quando comparamos a confissão de Davi com outras famosas confissões na Bíblia. 


Gênesis 3:12-13 / Adão e Eva procuraram culpar outras pessoas para justificar sua desobediência . 
Gênesis 4:9 / Caim mentiu para Deus, tentando negar sua culpa . 
Êxodo 32:21-24 / Arão apontou o dedo para o povo, e fingiu que o bezerro de ouro tinha aparecido praticamente sozinho . 
1 Samuel 15:13,24,30 / Saul disse que tinha obedecido a palavra de Deus. Depois, quando reconheceu sua culpa, ele se preocupou em manter sua posição de honra perante o povo, em vez de mostrar um espírito quebrantado 
Mateus 27:3-5 / Judas sentiu remorso e confessou sua traição, mas fugiu da presença de Jesus e se suicidou 


Mas o arrependimento e a confissão de Davi foram diferentes. Davi não ofereceu desculpas. Ele não perguntou sobre as conseqüências. Ele se entregou nas mãos do Deus justo, e simplesmente confessou a culpa do pecado cometido: “Pequei contra o Senhor” (2 Samuel 12:13).
O Salmo 51 mostra a profundidade do remorso de Davi. Ele assumiu plena responsabilidade pelo pecado, e pediu a ajuda de Deus para renovar seu coração. É este arrependimento que Deus quer. O pecador que volta para Deus precisa reconhecer seu pecado, e não retornar fingidamente (Jeremias 3:10,13). 


As consequências do pecado de Davi mostram um fato importante. Deus pode perdoar o pecador, sem tirar todas as consequências do pecado.
Há muitas pessoas arrependidas de seus pecados que ainda vão ficar muitos anos encarceradas. Há famílias destruídas por causa de pecados já confessados e perdoados por Deus. 
Deus pode perdoar um assassino, mas este perdão não ressuscita a vítima. Ele pode perdoar a mãe que abusou álcool ou outras drogas durante sua gravidez, mas a criança que nasceu com defeitos físicos ou mentais por causa desses vícios continua sofrendo.
Deus é capaz de perdoar as mulheres e médicos que fazem abortos, mas as crianças já mortas nunca nascerão vivas. 
Muitos outros exemplos provam que o pecador perdoado, ou suas vítimas, podem continuar sofrendo depois do perdão. 
Através da fé, arrependimento e batismo, Deus lava os pecados e nos purifica. Assim, escapamos das consequências eternas do pecado. Mas, às vezes, continuamos sofrendo as consequências temporâneas dos erros do passado. 


Agora, façamos um exame de nossas vidas. O que seria revelado, se exibíssemos um filme com todas as nossas ações gravadas ? O que seria exibido ? Pensem nisso .


Deus abençoe !
Dev. Diário / Est. Bíblicos ( Dennis Allan )

3 irmãos comentaram:

disse... [Responder o comentário !]

Marcelo, bom dia!!Muito bom esse artigo, em Hb diz que as nossas vidas estão escancaradas aos olhos de Deus, nada passar despercebido ao seus olhos. O crente maduro que viver em santidade não é viver com medo porque DEus está nos vendo, mas porque sabe que é errado fazer a coisa errada, vai buscar perdão. Um bom dia

disse... [Responder o comentário !]

Ola, Gostei muito do seu blog, ja estou seguindo seu blog:

Gostaria que voce seguise o meu:
http://garagem-jovem.blogspot.com


Adiciona meu msn para troca de banner:
wilderlan_sousa@hotmail.com

disse... [Responder o comentário !]

ok valeu pelo recadinho !!

 

©2009 Vamos compartilhar o amor de Jesus ! | Template Blue by TNB