NOTÍCIAS MISSIONÁRIAS DO URUGUAI

Noticias missionárias do Pr. Alex, da Igreja Batista Livre.           
      La Buena Semilla
" Ora, é para esse fim que labutamos e nos esforçamos sobremodo, porquanto temos posto a nossa esperança no Deus vivo, Salvador de todos os homens, especialmente dos fiéis."
1Timóteo 4.10

Livramento, 9 de dezembro de 2010



Aos amados no Senhor Jesus, paz!


Como sempre acontece, fim de ano chega, os compromissos multiplicam-se, todas as atividades requerem preparação, planejamento, reuniões e o tempo parece que desaparece... Imagino que dezembro seja igual para todos, especialmente se você planeja viajar e estar em casa com sua família.
Nesse contexto de correria e afazeres mil, tentei encontrar um tempo para deixar meus amados mais informados sobre as notícias dos pampas.
Já estou com minhas passagens compradas para voltar para casa(?) em dezembro. Realmente fico confuso com essa expressão ‘casa’, pois se a Bíblia diz: “porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.”  (Mt 6.21), então fico perdido em saber exatamente onde está o meu coração, pois ao mesmo tempo que quero permanecer aqui com meus irmãos de batalha, tenho uma família, muito amada e de quem sinto muita falta em São Paulo: os de sangue e os da fé! –risos–
Essa deve ser a luta de todo aquele que deixa sua casa, para ir aonde o Senhor o chama...
Desde meu último informativo (set/2010), tivemos muitas e grandes novidades por aqui. O Senhor Deus tem nos ajudado sobremaneira, não só com sua presença poderosa e direção, mas algumas vezes colocando Suas mãos junto às nossas, na condução do arado. Toda glória seja sempre dada a Seu Nome, pois Ele é quem tem operado sobre nossas vidas e isso é muito mais do que poderíamos colocar em palavras para agradecê-lo.
O frio foi embora e muitos dos anciãos da igreja voltaram à ativa. Nossos cultos regulares têm voltado à freqüência costumeira e pessoas novas se achegaram. Isso tem trazido alegria ao meu coração, pois uma das minhas murmurações no informativo passado era essa ausência por causa do frio (ou frieza espiritual) e Deus o sabe quanto se luta humanamente contra sentimentos de derrota quando vemos a igreja vazia. Bem, isso mudou bastante.
Ao final de outubro e início de novembro tivemos dois novos marcos espirituais aqui. Provavelmente foram mais, mas Deus o sabe. Um desse foi a consagração ao ministério pastoral do irmão Carlos Silveira, que tenho auxiliado e de certa forma, mentoreado, desde que cheguei aqui. Ele estava sob observação pela igreja desde novembro passado e finalmente chegou o tempo de ordená-lo ao ministério. Foi uma grande festa espiritual. A igreja estava completamente cheia e muitos tiveram que permanecer em pé. Na foto ao lado direito, o momento em que os pastores presentes impuseram suas mãos, consagrando o irmão Carlos ao ministério. Há duas semanas atrás, tivemos nossa assembléia para a eleição dos novos membros para o corpo administrativo da igreja. Nessa mesma assembléia, o irmão Carlos foi efetivado como pastor oficial da igreja. Isso implica que muitas coisas com as quais temos orado e desejado realizar na igreja Central, poderá ser posto em prática em um futuro próximo. Um grande passo para que a igreja comece a caminhar com seus próprios pés.
No começo de novembro, tivemos também o “III Congreso Bautista Libre Del Uruguay”. Um encontro anual para pastores e líderes com palestras, mensagens e tempo de comunhão para as cinco igrejas da nossa denominação. Neste ano estava previsto que o congresso seria realizado na igreja na cidade de Melo, departamento de Cerro Largo, mas como aquela igreja está em reformas e não ficaria pronta em tempo, foi decidido que o mesmo seria realizado no local onde é o acampamento “El Amanecer”, que fica a alguns quilômetros de Rivera. O tempo que passamos lá foi de benção e muitos desafios foram apresentados, bem como os temas propostos trouxeram novas visões para os irmãos aqui. Não contamos com todos os líderes e pastores uruguaios, o que foi uma pena, mas os que estiveram presentes foram abençoados com mensagens edificantes e desafiadoras. Uma das bênçãos desse congresso como foi o do ano passado, foi a participação dos pastores brasileiros Jeancarlo Achê (Jaboticabal), Kenneth Eagleton (Campinas), do missionário Rogério Silva (que se prepara com a família para vir para cá em 2011) e em especial meu pastor, John Poole, que pôde outra vez estar por aqui me apoiando, mentoreando e literalmente me pastoreando por uns dez dias!
Os temas deste congresso foram variados, com ênfase na capacitação da liderança das igrejas em uma nova forma de encarar a obra do Senhor. Eu tive a oportunidade de ministrar uma palestra e meu tema estava relacionado com uma igreja que tem sua visão “além”, para fora das quatro paredes. Pode parecer um tema comum até, mas imaginem amados, que em 48 anos de obra batista livre no Uruguai, muito pouco se falou sobre realizar missões, sobre apoiar e suportar a obra no mundo, deixando de pensar no seu próprio quintal. Foi novidade para muitos irmãos e para quem exerce o chamado missionário, um tema tão fundamental para a igreja hoje, que senti muito peso (e experimentei muita luta espiritual) pela responsabilidade de ser instrumento do Senhor na mudança dos paradigmas uruguaios.  Na foto abaixo, o pastor Kenneth ministra a palavra no culto de encerramento do primeiro dia de atividades.
Aproveitando sua viagem para essas terras aqui, meu pastor e eu aproveitamos muito bem o tempo para também investir, dar suporte e ter excelente tempo de oração e comunhão com obreiros de Montevidéu. Passamos um excelente tempo com o irmão Robert Pereyra, que muitos irmãos ribeirão-pretanos conhecem. Estreitamos mais nosso relacionamento e o desejo de construir uma obra missionária que vá muito além do que já se viu aqui em todos esses anos de trabalho. Oramos ao Senhor para que permita que essas sementes de mudança possam ser semeadas agora e que elas gerem seus frutos a seu tempo, como diz a palavra a trinta, sessenta e cem por um!
Vou terminando essas notícias com saudades dos irmãos e sabendo que se o Senhor permitir, os verei em breve, em princípios de janeiro.
Desde já, deixo minhas orações no Senhor para que Ele conceda um final de ano maravilhoso a cada um, quer seja com suas famílias ou amigos na fé. Que o Senhor que é o nosso amado, possa suprir graciosamente a cada um, dando de seus sonhos, como sementes para que o próximo ano seja de uma colheita sem precedentes em nossas vidas, famílias, igrejas, comunidades, cidades e por que não, em nossa nação!

No amor do Amado de nossas almas,
 Pastor Alex

Pedidos de oração
Para que em minha ausência aqui, tudo corra maravilhosamente bem para os amados irmãos locais,
Pelos projetos que temos colocado na presença do Senhor, para cada um (antigo ou novo), tenha o aval e as bênçãos Dele para que se cumpram e cumpram os objetivos de transformar vidas,
Continue orando por nosso grupo de jovens, para que eles sejam fortes no Senhor e que também os líderes possam ter a sabedoria do Senhor.

Agradecimento
 Em especial, agradeço ao Senhor pelo ano de lutas que tivemos. Convido cada um a louvar ao Senhor por isso. São nos momentos de lutas e provas que crescemos e aprendemos a confiar contra todas as possibilidades. O Senhor nos chama à maturidade e se essa maturidade passa por momentos de deserto e de vale, então, “estamos aqui, Senhor, envíanos!” (Is 6.8)

Oremos por todos os nossos missionários que estão em campo , a pregar a palavra do Senhor.

Deus abençoe !

0 irmãos comentaram:

 

©2009 Vamos compartilhar o amor de Jesus ! | Template Blue by TNB