AS CONSEQUENCIAS DO MEDO


Mateus 8:23-27
Entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. De repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco. Jesus, porém, dormia. Os discípulos  foram acordá-lo, clamando: " Senhor, salva-nos, vamos morrer ! "
Ele perguntou: " Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé ?" Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança. 
Os homens ficaram perplexos e perguntaram: " Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?"

Este trecho relata um momento marcante na vida dos discípulos de Jesus, assim como um dos grandes feitos do Senhor ao silenciar o medo no mar.
Vivemos em uma realidade em que as pessoas estão amedrontadas por vários  fatores: possibilidade da perda do emprego, a violência, a competição intensa, a desvalorização da vida humana, entre outros.
Muita gente vive em verdadeira situação de pânico.
Isso acontece porque ainda não olharam para o que Jesus nos diz por meio desta passagem: “Por que vocês estão com tanto medo?”

O medo traz algumas consequências à nossa vida:

1 – O medo nos aprisiona 
O medo mantém-nos prisioneiros das circunstâncias. Angústias consomem nossos dias e noites. Angustiados, não conseguimos avançar em nossa vida, nos tornamos  prisioneiros.
As dúvidas sobre a vida, os relacionamentos, as amizades e o futuro fazem com que nos isolemos e fiquemos distantes de quem poderia nos ajudar a sair e avançar.
Angustiados e cheios de dúvidas, nos sentimos fracos e vulneráveis. Assim, mais nos aprisionamos em nossos problemas e dificuldades, e, com isso, não conseguimos ver solução para nossa vida.


2 – O medo turba a nossa visão 
Amedrontados, não conseguimos ver as soluções para nossa vida. Corremos de um lado para o outro, nos sentimos perdidos e desorientados sobre os passos a tomar. Não conseguimos ver os sinais do poder de Deus em nossa vida, pois, a partir de uma ótica do medo, tudo é muito maior que nossa força, que nossa capacidade de lutar e resolver.
Com a visão turbada, não conseguimos esperar algo de bom e perfeito no futuro.
Neste processo, vamos cada vez mais nos sentindo fracos e impotentes diante das circunstancias da vida.
Você já se sentiu assim?


3 – O medo corroi nossa confiança na bondade de Deus 
Com medo, começamos a questionar se há bondade nos céus.
Os discípulos, que já conviviam com Jesus há algum tempo, tiveram dúvidas:  Marcos 4:38 " Mestre, não te importas que morramos?" 
Quando pensamos que Deus dorme enquanto estamos com nossos olhos arregalados pelo pânico que toma nosso coração, nos sentimos inseguros e, com isso, duvidamos da bondade do Senhor.
Quanto mais inseguros nos sentimos, mais malvados nos tornamos na tentativa de defender nossa vida. Consequentemente, não conseguimos perceber a bondade de Deus.


4 – O medo enfraquece a nossa memória 
Os discípulos já tinham visto muitos milagres operados por Jesus. Haviam vivenciado muitos momentos em que ele demonstrou compaixão pela humanidade, mas, mesmo assim, não se lembraram disso no meio da tempestade. Esqueceram-se de tudo o que Jesus fez!
Em situações de medo, dúvidas e angústias, muitos de nós esquecemos de toda a maravilhosa graça de Deus já derramada sobre nossa vida!
O medo cria uma forma de amnésia espiritual que limpa a nossa memória e nos faz esquecer tudo o que Jesus já fez e como Deus é bom.
Quando o medo toma conta da nossa vida, a proteção  se torna o nosso deus e, então, o Senhor passa a não ser a nossa prioridade.
Mas Jesus nos diz que temos que buscar primeiro o Reino de Deus.


5 – Como vencer o medo? 
Para sair da situação em que os discípulos se encontravam, precisamos ouvir as palavras encorajadoras do Senhor durante todo o seu ministério:
Mateus 10:31 “Portanto, não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!”
Mateus 6:25 “Portanto eu lhes digo: não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber” 
Lucas 8:50 “Não tenha medo; tão somente creia, e ela será curada” 
Mateus 14:27 " Mas Jesus imediatamente lhes disse: Coragem ! Sou Eu. Não tenham medo !"

Crendo no poder e no amor de Jesus, não teremos medo de viver porque sabemos em quem cremos e conhecemos o seu poder soberano que nos protege nas tempestades que a vida nos oferece.
Olhe para Jesus, para o Seu amor puro e perfeito, e vença o medo que tenta dominar a sua vida.

Deus abençoe!
Max Lucado/ Sem medo de viver


1 Comentário:

disse... [Responder o comentário !]

Tenho medo de mim...das minhas inconsequências...meus erros, meus pecados...minhas falhas como mãe,cristã,filha.Medo de negar a meu DEUS por coisas pequeninas e fúteis.
MEDO DO MUNDO!
Um abraço amigo...melhoras.
FICA COM DEUS.

 

©2009 Vamos compartilhar o amor de Jesus ! | Template Blue by TNB