FORTALEZAS

LEITURA DA PALAVRA: 2 CORINTIOS 10:3-6
Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne.Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo; e estando prontos para vingar toda a desobediência, quando for cumprida a vossa obediência.


Uma fortaleza é um lugar com defesas que resistem a influências exteriores. Para vencer fortalezas, não bastam armas simples. Por isso, as primeiras civilizações já usavam a prática de fortificar suas cidades.
A cidade de Jericó, por exemplo, considerada a mais antiga do mundo, possuia muros com 5 metros de largura, que dificilmente seriam atravessados pelo inimigo.


Nas guerras, a estratégia nem sempre era derrubar os muros de uma cidade fortificada, mas infiltrar-se e dominá-la. Os versículos de hoje falam em fortalezas que só podem ser destruídas por armas espirituais. Aqui, fortaleza é uma área na qual somos mantidos escravizados por causa da nossa forma de pensar.


Paulo adverte os coríntios a destruir essas fortalezas, que se manifestam em pensamentos impróprios, cheios de dúvidas e pretensões. Eles precisavam se libertar das amarras que se estabeleciam em suas mentes, pois seu pensamento devia ser obediente a Cristo. E, para vencer estas cidades fortificadas, não podiam lutar seguindo padrões humanos, mas usando armas espirituais.


Como os coríntios, todos temos cidades fortificadas em nossa mente. Preconceito, auto piedade, ansiedade, inveja, mente confusa, cheia de dúvidas, reclamação, falta de autocontrole, culpa. Todas essas situações são exemplos de fortalezas na mente.
Porém, pela obediência a Cristo esses muros podem ir abaixo, como forma os de Jericó ( Josué 5 ).


E obedecer é lançar mão das armas espirituais que temos para vencer o inimigo. Que armas são essas? A leitura da Bíblia e sua prática, oração, jejum.Como usar essas armas? Se, por exemplo, sua cidade fortificada lhe diz que deve voltar as práticas passadas, você a ataca respondendo 2 Corintios 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
Se for ansiedade, ataque com Filipenses 4:6 - Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
Se tem dúvidas de quem és filho, ataque com 1 Tessalonicenses 5:5 - Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.
Se acha que não serve a ninguém, ataque com Romanos 6:22 - Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.
ou com Colossenses 1:27 - Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória.
ou com Efésios 1:4 - Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor.


Muitas são as nossas armas que o nosso Senhor nos dá. Escolha a sua, e enfrente a batalha com o Senhor dos Exércitos.
Zacarias 1:3 - Portanto dize-lhes: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Tornai-vos para mim, diz o SENHOR dos Exércitos, e eu me tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos.


Deus abençoe !
Pão diário

1 Comentário:

disse... [Responder o comentário !]

Belo artigo. Esse e um tema que deveria ser mais difundido dentro das igrejas, pois muitos, quando passam por dificuldades, desistem no caminho correto por acha-lo arduo.

 

©2009 Vamos compartilhar o amor de Jesus ! | Template Blue by TNB