UNIDOS

Leitura da palavra: Eclesiastes 4:8-12
Havia um homem totalmente solitário; não tinha filho nem irmão. Trabalhava sem parar! Contudo, os seus olhos não se satisfaziam com a sua riqueza. Ele sequer perguntava: "Para quem estou trabalhando tanto, e por que razão deixo de me divertir? " Isso também é absurdo. É um trabalho muito ingrato!É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas.Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!E se dois dormirem juntos, vão manter-se aquecidos. Como, porém, manter-se aquecido sozinho?Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.

Os problemas vividos pelas famílias causam desânimo em muitas pessoas, que chegam a pensar que seria melhor viver sozinhas. Acreditam que isso traria liberdade, preservaria sua individualidade, sua casa estaria sempre arrumada e teriam mais dinheiro para gastar. Esta forma de pensar é um engano, pois melhor é serem dois do que ter um, ter um lar e poder compartilhar com outros, do que viver só, ter amigos é melhor do que ficar sem ter com quem conversar, em um momento de dificuldade.

A passagem acima relata a história de um homem sem ninguém, que trabalhava muito e ganhava bastante dinheiro, mas era infeliz, pois não tinha com quem dividir seu ganho e sua vida. Faltava-lhe uma família! Não podemos esquecer que a nossa família é um grande presente de Deus e nossa alegria neste mundo.

Compartilhando nossa vida com outras pessoas, descobrimos que a felicidade não vem do egoísmo, da realização pessoal, do consumismo e nem da fuga da realidade por meio do uso de drogas e da frequencia a festas. Ela vem do temor a Deus, do companheirismo com outras pessoas, encontrado na família, no seu grupo de amigos, na sua congregação.

Podemos dizer então, que a família representa:
1- Proteção: Se um cair, o outro pode ajudá-lo a se levantar. Nas conversas em família surgem bons conselhos e o auxílio mútuo está presente.
2- Companhia: Quando dois dormem juntos, se mantém mais aquecidos. Unidos, os familiares podem dividir as alegrias e tristezas, além de terem o carinho e a presença de quem amam.
3- Força: A família é nosso porto, nosso lugar que podemos ter a certeza de estarmos seguros. Nela, encontramos força contra a impureza e as incertezas. Dois são mais fortes que um quando as lutas vierem, os filhos adoecerem, ou qualquer outra situação.

Por fim, o texto fala de um cordão de três dobras que não arrebenta facilmente, com o qual gostaria de comparar a família. As três dobras podem representar Deus, o casal e os filhos. Sendo Deus o fio principal, a família está segura, pois em um lar que o Senhor ocupa o lugar central,não será destruído.
Josué 24:15 - Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor".


Amizades: Além de sua família, tenha sempre amigos verdadeiros a sua volta, mesmo que seja somente um. Amigo é aquele que está presente em sua vida, nos momentos bons, e principalmente nos ruins.

Deus abençoe !
Pão Diário

0 irmãos comentaram:

 

©2009 Vamos compartilhar o amor de Jesus ! | Template Blue by TNB