MEDO

Texto: 1 Reis 19:1-9
Ora, Acabe contou a Jezabel tudo o que Elias tinha feito e como havia matado todos aqueles profetas à espada.  Por isso Jezabel mandou um mensageiro a Elias para dizer-lhe: "Que os deuses me castiguem com todo o rigor, caso amanhã nesta hora eu não faça com a sua vida o que você fez com a deles".  Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo  e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte. "Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados. "  Depois se deitou debaixo da árvore e dormiu. De repente um anjo tocou nele e disse: "Levante-se e coma".  Elias olhou ao redor e ali, junto à sua cabeça, havia um pão assado sobre brasas quentes e um jarro de água. Ele comeu, bebeu e deitou-se de novo.  O anjo do Senhor voltou, tocou nele e disse: "Levante-se e coma, pois a sua viagem será muito longa".  Então ele se levantou, comeu e bebeu. Fortalecido com aquela comida, viajou quarenta dias e quarenta noites, até que chegou a Horebe, o monte de Deus.  Ali entrou numa caverna e passou a noite. E a palavra do Senhor veio a ele: "O que você está fazendo aqui, Elias? " 
Elias foi um profeta de Deus em israel no séc. IX a.C. Ele experimentou milagres de Deus na sua vida, tais como quando orou ao Senhor e por 3 anos não choveu em Israel. Foi alimentados por corvos perto de um riacho. Não podendo mais ficar naquele lugar, foi enviado por Deus até uma viúva em Sarepta, aonde experimentou o milagre da multiplicação do azeite e da farinha, do modo que a viúva, seu filho e Elias pudessem se alimentar.
No Monte Carmelo, Elias obteve vitória sobre os profetas de baal; viu o fogo de Deus descendo do céu, incendiando o holocausto preparado por ele.

Com tantos milagres, poderíamos pensar que Elias jamais sentiria medo diante de uma situação ameaçadora. Mas não foi o que aconteceu. O texto bíblico fala do medo que Elias teve diante da ameaça de Jezabel.  Esse medo levou o profeta a fugir para o deserto e trouxe tanto desgosto que ele pediu á Deus que tirasse sua vida. Deus não atendeu ao desespero de Elias, mas sim, veio ao seu encontro para motivá-lo e fortalecê-lo.

Se isso acontece com uma pessoa que lemos na Bíblia, sendo poderosamente usado por Deus, para várias situações, porque não pode acontecer conosco? Em um momento, estamos fortes, tranquilos, confiantes na atuação de Deus em nossas vidas e através delas, e em outro período, acontecimentos podem nos deixar tristes, desanimados, com o mesmo desejo de Elias, até de não viver mais, pois nos sentimos tão fracassados que nos envergonhamos em dizer que somos cristãos.

Deus não condenou a fraqueza de Elias, o seu desânimo ou tristeza. Deus foi ao encontro dele, assim como vem ao nosso. Não é vergonha, desmerecimento, fraqueza ou incapacidade nossa que ás vezes não esperamos a " porrada ", e algumas delas nos fazem bambear as pernas.

Deus não vê a situação em si como mais fácil ou mais difícil, mas sim vê a oportunidade nesses momentos de trazer um fôlego e mostrar que Ele está conosco, que nunca saiu do nosso lado e não deixa de vir ao nosso encontro quando passamos por algum momento que possa nos entristecer.

Sei que é complicado, pois cada caso é um caso, mas a partir do momento que cremos, que como está escrito em Romanos 8:31, " Se Deus é por nós quem será contra nós?"; com essa palavra, esse gesto, Deus nos diz, mesmo que estejamos cansados, que as situações sempre pareçam  sem solução, sejam cansativas ou desgastantes, Ele diz que não estamos sozinhos, Ele está junto de nós nessas e em todas as situações. O Senhor não nos abandona, nunca. 

Deus disse com esse gesto, alimentando-o nesse tempo no deserto, que Ele está com a gente, podemos contar com Ele. Medo, todos nós sentimos e vamos sentir sempre. O medo nos faz ser precavidos, cuidadosos. Nos faz e nos condiciona a depender de algo sempre maior do que nós. E sempre podemos esperar em Deus essa ajuda.


Salmo 23 - O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranqüilas;restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome. Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice. Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver.

Deus abençoe! 

0 irmãos comentaram:

 

©2009 Vamos compartilhar o amor de Jesus ! | Template Blue by TNB