O DOMÍNIO SOBRE A LÍNGUA

Tiago 3:1-12
Meus irmãos, não sejam muitos de vocês mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor. Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo. Quando colocamos freios na boca dos cavalos para que eles nos obedeçam, podemos controlar o animal todo.Tomem também como exemplo os navios; embora sejam tão grandes e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um leme muito pequeno, conforme a vontade do piloto.
Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha.Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniqüidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno.


Toda espécie de animais, aves, répteis e criaturas do mar doma-se e é domada pela espécie humana; a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero.
Com a língua bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim! Acaso pode sair água doce e água amarga da mesma fonte? Meus irmãos, pode uma figueira produzir azeitonas ou uma videira, figos? Da mesma forma, uma fonte de água salgada não pode produzir água doce. 



Como bem acabamos de ler, nossa língua, se não domada, é uma flecha que quando atirada sempre vai acertar alguma coisa á sua frente. É um mundo de iniquidade. Como tão pequeno órgão pode fazer tantas coisas boas, como também tantas ruins em tão curto espaço de tempo e situação? 


Conheço muitas pessoas, que se orgulham de ter a fama de serem as pessoas que falam o que lhes vem a boca. Falam tão diretamente com a pessoa, que fica a impressão de que em vez de ajudar, acaba atrapalhando e afastando a pessoa dele mesmo.


Por um bom tempo, nutri simpatia por esse tipo de atitude, esse modo de ser " direto " com as pessoas. Deus colocava várias pessoas perto de mim, e me sentia super útil dizendo á elas o que elas precisavam escutar. Fui quando entendi que o recado que Deus queria dar, não era para essas pessoas, mas o recado era pra esse que vos escreve.


Percebi duramente com essa repreensão do Senhor, que não são todas as pessoas que precisam ouvir alguma coisa duramente ou tão diretamente como eu fazia, e via fazer. Entendi que antes de toda a verdade que Deus me trazia a mente sobre o que estava acontecendo á pessoa, eu tinha que me colocar no lugar dela, entender o que estava acontecendo, por mais absurdo que podeira ser o erro, e deixar Deus ministrar ao meu coração primeiro, para depois falar á pessoa em amor.


Falar em amor não significa passar a mão na cabeça e ser conivente com o erro. Tudo aquilo que falamos diretamente, afastaria a pessoa em outras situações, pois todos que são confrontados diretamente levantam o escudo e bloqueiam qualquer coisa que você queira falar. Escutando a direção do Espírito Santo, controlando a sua língua para não disparar a metralhadora e por tudo a perder, tudo fica mais fácil.


Entendi que minha língua não pode domar meus pensamentos e atitudes, nossas atitudes não podem ser de pessoas que se acham dotadas de autoridade e poder. Devemos mostrar o mesmo amor que Deus tem por nós, á essa pessoa. A cura, sempre vem á nós primeiro. Deus não coloca pessoas ao nosso lado somente para que falemos palavras duras ou doces. Sempre há alguma coisa que Deus quer ministrar ao nosso coração primeiro.


Por isso, esse texto deve nos fazer refletir em que tipo de líderes, conselheiros ou amigos seremos. Ou somos, pois antes de tudo, de pensarmos em ensinar ou corrigir, olhemos antes para o nosso coração, e pedir que o Espírito Santo o sonde. E quando abrirmos nossa boca, nossa língua não seja domada por nossas emoções e vontades, mas sim pela doce e agradável direção de Jesus Cristo.


Essa fonte, que somos nós, não pode jorrar dois tipos de águas. Ou transbordamos rios de água limpa, ou continuamos sendo fonte de água salgada, que não tem utilidade para nada.
1 Pedro 2:17,18 - Esses homens são fontes sem água e névoas impelidas pela tempestade. A escuridão das trevas lhes está reservada, pois eles, com palavras de vaidosa arrogância e provocando os desejos libertinos da carne seduzem os que estão quase conseguindo fugir daqueles que vivem no erro.

Para finalizarmos um pensamento que devemos refletir...

Existem três coisas que não voltam:
- O que passamos em nossa vida;
- Oportunidades negligenciadas;
- Palavras faladas. 

Deus abençoe !

0 irmãos comentaram:

 

©2009 Vamos compartilhar o amor de Jesus ! | Template Blue by TNB