EU SOU !

Êxodo 3:1-15
Moisés pastoreava o rebanho de seu sogro Jetro, que era sacerdote de Midiã. Um dia levou o rebanho para o outro lado do deserto e chegou a Horebe, o monte de Deus. Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, esta não era consumida pelo fogo. 

"Que impressionante! ", pensou. "Por que a sarça não se queima? Vou ver isso de perto. " O Senhor viu que ele se aproximava para observar. E então, do meio da sarça Deus o chamou: "Moisés, Moisés! " "Eis-me aqui", respondeu ele. Então disse Deus: "Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa". Disse ainda: "Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó".

Então Moisés cobriu o rosto, pois teve medo de olhar para Deus. Disse o Senhor: "De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, e também tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei quanto eles estão sofrendo. Por isso desci para livrá-lo das mãos dos egípcios e tirá-los daqui para uma terra boa e vasta, onde manam leite e mel: a terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus. Pois agora o clamor dos israelitas chegou a mim, e tenho visto como os egípcios os oprimem. Vá, pois, agora; eu o envio ao faraó para tirar do Egito o meu povo, os israelitas".  

Moisés, porém, respondeu a Deus: "Quem sou eu para apresentar-me ao faraó e tirar os israelitas do Egito? " Deus afirmou: "Eu estarei com você. Esta é a prova de que sou eu quem o envia: quando você tirar o povo do Egito, vocês prestarão culto a Deus neste monte". Moisés perguntou: "Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e eles me perguntarem: ‘Qual é o nome dele? ’ Que lhes direi? " Disse Deus a Moisés: "Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês". Disse também Deus a Moisés: "Diga aos israelitas: O Senhor, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, enviou-me a vocês. Esse é o meu nome para sempre, nome pelo qual serei lembrado de geração em geração. 

Apesar de ter então só quatorze anos, lembro-me bem quando meu pai contou o choque que teve com a pergunta " O que ele era do Senhor? " quando foi cuidar do sepultamento do meu avô. Como assim "era"? Sim, vovô passou de " é " para " era ". Somos finitos e mesmo aquilo que somos temporariamente não depende apenas de nós. Não podemos simplesmente ser porque somos, nem podemos garantir que continuaremos sendo enquanto quisermos.

No texto de hoje, lemos a autoapresentação daquele que chamamos Deus. Ela envolve imensa profundidade: " Eu sou o que Sou" diz claramente que é ele o único ser autoexistente, que independe de qualquer outro ser ou coisa. Ele é o Absoluto, e tudo mais - quer seja físico ou espiritual - é relativo. É nEle que existimos e nos movemos. Atos 17:28 -Pois nele vivemos, nos movemos e existimos , como disseram alguns dos poetas de vocês: Também somos descendência dele.


Isto tem tudo a ver comigo, com o jeito como vivo. ao compreender que o Deus da Bíblia não é apenas mais um deus, nem mesmo o maior deles, mas é ninguém menos que o ser absoluto e soberano sobre o Universo e toda realidade espiritual, sinto-me esmagado em minha insuficiência para sequer dirigir-lhe a palavra. Mas quando lembro que ele se importou conosco a ponto de fazer Seu filho Jesus reduzir-se á condição de homem e pagar em si mesmo o preço para que não apenas  pudéssemos falar com Deus, mas chamá-Lo de Pai, e nos libertar da escravidão do pecado, como fizera no passado libertando seu povo da escravidão no Egito, entendo o sentido da palavra "graça", e meus joelhos se dobram em gratidão.


Deixo de perceber Deus como algo que preciso agradar para conseguir bênçãos, ou um deus manipulável a quem posso manobrar com superstições e práticas religiosas. sujeitar-me á Ele e a seus propósitos torna-se desejável, pois sei que só quer meu bem. a grandeza de Deus nos conduz a submissão e gratidão.


Deus abençoe !

1 Comentário:

disse... [Responder o comentário !]

Legal. É através do compartilhar que somos instigados a buscar as informações através da leitura, do ouvir e da pesquisa. Sua postagem leva-nos a rever conceitos. Muitas vezes estamoss adormecidos, quem sabe esperando algo miraculoso ou quem sabe ser impactado. E Deus bate a nossa porta, porta esta do desprendimento em favor do Reino. Que o amor de Deus perpetue em seu coração. Até...

 

©2009 Vamos compartilhar o amor de Jesus ! | Template Blue by TNB