Problemas ou crescimento?

Gênesis 45:1-15
A essa altura, José já não podia mais conter-se diante de todos os que ali estavam, e gritou: "Façam sair a todos! " Assim, ninguém mais estava presente quando José se revelou a seus irmãos. E ele se pôs a chorar tão alto que os egípcios o ouviram, e a notícia chegou ao palácio do faraó.
Então disse José a seus irmãos: "Eu sou José! Meu pai ainda está vivo? " Mas os seus irmãos ficaram tão pasmados diante dele que não conseguiam responder-lhe."Cheguem mais perto", disse José a seus irmãos.

Quando eles se aproximaram, disse-lhes: "Eu sou José, seu irmão, aquele que vocês venderam ao Egito! Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês.Já houve dois anos de fome na terra, e nos próximos cinco anos não haverá cultivo nem colheita. Mas Deus me enviou à frente de vocês para lhes preservar um remanescente nesta terra e para salvar-lhes as vidas com grande livramento. "Assim, não foram vocês que me mandaram para cá, mas sim o próprio Deus. Ele me tornou ministro do faraó, e me fez administrador de todo o palácio e governador de todo o Egito. Voltem depressa a meu pai e digam-lhe: Assim diz o seu filho José: Deus me fez senhor de todo o Egito. Vem para cá, não te demores.
Tu viverás na região de Gósen e ficarás perto de mim — tu, os teus filhos, os teus netos, as tuas ovelhas, os teus bois e todos os teus bens. Eu te sustentarei ali, porque ainda haverá cinco anos de fome. Do contrário, tu, a tua família e todos os teus rebanhos acabarão na miséria.
 "Vocês estão vendo com os seus próprios olhos, e meu irmão Benjamim também, que realmente sou eu que estou falando com vocês. Contem a meu pai quanta honra me prestam no Egito e tudo o que vocês mesmos testemunharam. E tragam meu pai para cá depressa".
Então ele se lançou chorando sobre o seu irmão Benjamim e o abraçou, e Benjamim também o abraçou, chorando. Em seguida beijou todos os seus irmãos e chorou com eles. E só depois os seus irmãos conseguiram conversar com ele. 


Diz um provérbio popular que há males que vem para o bem. Podemos comprovar isso em uma das histórias mais importantes da Bíblia, a de José.

Ele era o preferido do pai, Jacó, e os seus irmãos o invejavam. Certo dia, venderam-no como escravo para mercadores estrangeiros que o levaram ao Egito. ali ele passou por diversas experiências, boas e más - até sendo preso. Mas, devido a sua fé, fidelidade e principalmente a sabedoria e aos dons que Deus lhe dera, foi designado governador egípcio.

Segundo a orientação divina, nos sete anos de fartura, ele estocou o excedente da produção para o período de escassez que viria em seguida. Quando a fome chegou, seus irmãos tiveram de ir ao Egito buscar mantimento, e se depararam com José, embora não o tenham reconhecido.

Quando José se revelou, antes que seus familiares demonstrassem culpa ou medo, ele disse que foi Deus , e não eles, quem o enviara para lá. Isso aconteceu para que pudesse exercer a missão que lhe fora confiada pelo Senhor, no sentido de acudir todos os povos, inclusive seus parentes na hora da grande fome.

Este texto, nos lembra que o próprio Jesus, enviado por Deus, não foi reconhecido por seu povo e acabou sendo morto na cruz, por aqueles a quem veio mostrar o amor de Deus.

Paulo, que também passou por todo tipo de experiência, escreveu: Romanos 8:28 Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

O plano de Deus para que todo o que nele crê, tenha a vida eterna, passou pelo Calvário. A morte do seu Filho em nosso lugar foi uma coisa má aos nossos olhos, mas ocorreu para o nosso bem. Deus transformou o pior evento do mundo em vitória: Cristo ressuscitou ! lembremos disso e da história de hoje quando vierem os problemas e dificuldades - Deus os transforma em bem, para nosso crescimento e edificação.

Deus abençoe! 


0 irmãos comentaram:

 

©2009 Vamos compartilhar o amor de Jesus ! | Template Blue by TNB