Compaixão

Leitura : Mc 1:40-42
Um leproso aproximou-se dele e suplicou-lhe de joelhos: "Se quiseres podes purificar-me " ! Cheio de compaixão, Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse : " Quero, seja purificado !". Imediatamente a lepra o deixou, e ele foi purificado.

Definição de compaixão: Colocar-se incondicionalmente ao lado do outro, sem qualquer tipo de julgamento quanto a situação que ele está vivenciando, sem nenhum outro sentimento que não seja o de propiciar alívio a situação no qual aquela pessoa se encontra.
Resumindo, significa ver uma pessoa numa pior, numa situação bem ruim mesmo e a ajudar sem esperar nada em troca, somente por amor.
Ontem amados, estudei essa passagem na aula, e me tocou muito, pois realmente tive uma noção do que é amar o próximo. Parecia que conforme lia a passagem, via pessoalmente o que estava acontecendo.
Neste tempo, as pessoas leprosas eram totalmente excluídas do convívio da sociedade, eram praticamente mortos-vivos, perambulando pelos becos e vielas . Lepra era a aids da época. Lembram-se quando começou a se divulgar a aids, medo de contágio, discriminação......
O homem doente chegou perto de Jesus, e num ato de total desespero e humilhação, clamou a Jesus por cura. Jesus quis curar o homem. E ele ficou limpo da doença.
Amados, tragam esse texto para a nossa vida hoje. O quanto temos tido de compaixão com nosso próximo? Todos temos uma rotina de trabalho, contas, filhos, situações adversas como cansaço, calor, que nos deixa irritados, secos com as pessoas etc.... O que Jesus nos pede e explica nessa passagem?
Que vejamos as pessoas com os olhos que Ele vê. Que olhemos para o mendigo, e não fiquemos com nojo da sua roupa, do seu mal cheiro. Do pedinte, do andarilho, da pessoa pedindo esmola na porta do restaurante. Não sabemos o que aconteceu para a pessoa estar naquela situação, e não somos nada nem ninguém para acharmos que temos o direito de julgar alguém. Não sabemos o dia de amanhã.
Faça um exame de consciência; sempre paramos para conversar com alguém sentado na rua, pedindo esmola ou algo assim, ou fazemos de conta que não vemos, estamos sempre atrasados par algum compromisso, ou muitas vezes, damos um trocado pra pessoa sair logo de perto?
É muito sério isso. Achar que trabalhar para Jesus, servi-Lo é somente na ministração do culto, escola dominical, louvor? É tudo isso e mais um pouco ainda, são atividades normais de um cristão praticante, mas estão todas dentro da comodidade de estar dentro da igreja.
Em outra postagem, coloquei o mesmo versículo, leiam Mt 9:37-38 : Então disse aos seus discípulos: " A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam , pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para a sua colheita ".

Quando Jesus chamou seus discípulos para segui-Lo, foi para seguir ou ver de vez em quando?
Seguir significa ir atrás de, marchar ou caminhar após aceitar como guia ou líder; aceitar a autoridade de alguém .
Eles seguiram, fizeram sacrifícios e O seguiram. Ser seguidor do Senhor requer sacrifícios em nome Dele . Se esse é o sacrifício que Jesus te pede, ainda vai pensar se vai ou não?
Ser servo do Senhor é nadar contra a correnteza dos modismos que imperam nos dias de hoje.
Como, amados, podemos pedir avivamento, derramar de bençãos, se não nos dispomos a batalha? Entendam, não digo para largarem tudo e sairem pra rua com uma bíblia debaixo do braço, mas termos ouvidos  e olhos para ouvir e ver o chamado do Pai.
2 Pedro 1:5 diz : Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar á sua fé a virtude, á virtude o conhecimento, ao conhecimento o domínio próprio, ao domínio próprio a perseverança, a perseverança a piedade, a piedade á fraternidade e a fraternidade o amor.
Pedimos tantas oportunidades para sermos usados na obra, sermos usados pelo Pai, e quando isso acontece ainda temos a cara de pau de dizer " ah, não era bem isso que eu queria fazer" ? Fala sério, que isso.
Os 12 tiveram a oportunidade de andar e vivenciar todo o amor e a compaixão de Jesus, nós também vivenciamos isso mediante a nossa fé.
Enquanto isso, façamos o nosso melhor para o Pai, realmente de coração.
Se deixem ser usados , aonde Ele quiser, na hora que Ele bem entender, da maneira que Lhe for conveniente, escute a Sua direção, tenha compaixão. Ame mais.

Deus abençõe.











 

2 irmãos comentaram:

disse... [Responder o comentário !]

Sem palavras !

disse... [Responder o comentário !]

E assim caminha a humanidade.

Somos socialmente individuais e individualmente sociaveis. Egoísmo sempre foi nosso ponto forte, e a de uns tempos para cá, já tem nos faltado argumentos para estarmos tão distantes de quem realmente precisa de nós.

Que Deus tenha misericórdia!

Escrevi recentemente um texto que trata exatamente sobre essa exclusão social que parte de todos nós.

O titulo é: O FAXINEIRO
http://fdordem.blogspot.com/2010/08/o-faxineiro.html

Depois cola lá no blog, fmz?


FORA DA ORDEM

 

©2009 Vamos compartilhar o amor de Jesus ! | Template Blue by TNB