Somos líderes em nossas casas?

Sacerdote : ministro religioso habilitado para dirigir ou participar em cerimonias de culto, sendo compreendido como uma ligação entre a divindade e o homem. Na Palavra,descreve-se assim o sacerdote:
Um oficial escolhido ou um príncipe, habilitado por Deus,para se aproximar de Deus para ministrar em favor do povo.Ele é  responsável para oferecer os sacrifícios divinamente ordenados por Deus,para executar os diferentes ritos e cerimonias referentes à adoração a Deus, e por ser um mediador entre Deus e o homem".



Deus determinou que em toda casa o homem exerça essa função. É nossa tarefa, além de servir á Deus em primeiro lugar, ministrar espiritualmente a aqueles que foram confiados aos nossos cuidados. Isso não significa que a família só vem a Deus através de nós homens, mas como sacerdotes, é nossa responsabilidade.
Mas essa liderança, esse ministério precisa ser desenvolvido. O homem precisa aprender a ser homem para isso. E não é se achar machão, grosseiro ou mal educado. O verdadeiro homem age de acordo com a vontade de Deus, á semelhança de Jesus, com atenção, amor, e sua ministração e orientação segue a direção do Espírito Santo. Não tem medo de errar, de se mostrar sensível e admitir que errou e pedir perdão.
Muitos nem sabem que tem de reconhecer que tem de exercer o ministério em seu lar. O sacerdote da casa tem de orar pela esposa ( atenção a quantidade de vezes que mencionarei isso ) interceder por sua família, aprofundar o relacionamento em oração, para que conheçamos intimamente a quem oramos, a pessoa por quem oramos , e com quem oramos.

Moisés subiu a montanha do Sinai, e permaneceu tanto tempo em comunhão com Deus que, como diz a palavra: Ex. 33:11 - O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo.
Porque? Pois a oração aprofunda o relacionamento.


Quando oramos e ministramos com nossa esposa, nós temos maior comunhão com ela. Isso é tão grande e tremendo que é até maior que o físico, pois se dá no plano espiritual. e por outro lado, a esposa que ora pelo marido, passa a entendê-lo e conhecer melhor seus problemas, fraquezas, limitações, qualidades e virtudes, ajudando-o como verdadeira auxiliadora.
O homem que deseja ser um em espírito com sua esposa, precisa orar por ela, exercer na vida dela esse ministério espiritual, contribuindo para que ela se enxergue como uma única e importante pessoa para você.
Com certeza, toda mulher cristã espera ter um relacionamento assim com seu marido. Ministrar não é apenas pregar. Ministrar é orar.
Temos de deixar uma palavra as esposas. Temos visto muito regularmente, situações em que o marido não tem tanta facilidade ainda de orar, ministrar e exercer sua função no lar, e a esposa acaba fazendo essa parte, invertendo papéis e tentando moldar o marido ou bancando ser " Deus ". Já viram que essa idéia não dá muito certo não é? Cada um deve desempenhar seu papel, de acordo com a direção do Senhor. Mulher nenhuma leva o homem a Deus, é o Espírito Santo que o faz.Muitas se desgastam tentando fazer esse papel, achando que podem mudar os maridos, transformá-los, mudar algo pela força do braço, fazendo papel de consciência, Espírito Santo ..... temos visto muita coisa nesse tempo trabalhando com casais . E muitas se sentem nessa obrigação de tomar a frente por omissão do marido. O tratamento é duro, mas vitorioso.
É verdade que o homem é o sacerdote. Mas Deus é que leva ele a assumir isso. Um homem pode modificar seus próprios hábitos, mas só Deus muda sua natureza.
A Bíblia oferece duas estratégias básicas para as esposas que tem marido incrédulo, ou cristão que ainda não desenvolveu todo o seu potencial como homem:

1- O perdão é essencial. Perdoar todos os pecados do marido. Não perdoando, acusam dos erros e assim prendem o erro ao homem.
2- Amar. Parece simples, mas é a fórmula divina para um casamento feliz e abençoado.Amar de coração.
1 Pe 1:2 - Portanto, livrem-se de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência.
Lembrem-se, não perdoar, é como tomar veneno todos os dias esperando que a outra pessoa morra.

Tenho exemplos assim de homens que não exercem sua liderança em casa. Alguns irmãos, que estamos ministrando o curso aos domingos de hombridade, já compartilharam que são falhos nesse aspecto, deixando a família sem sua ministração e proteção espiritual, ficando ao cargo da esposa fazer sua parte.
Temos certeza que a cura já começou a ser administrada, pois confessar algo assim, é o primeiro passo para uma mudança completa. Deus faz sua obra mediante a proporção que O buscamos de coração, e esse homens de dispuseram a mudar e a crescer, por amor a Deus e por suas esposas e famílias.

Outro aspecto que gostaria de frisar é de que a união matrimonial é sagrada, é prioridade máxima para Deus. Todo homem precisa aceitar e entender isso.
Sua esposa, sua companheira é de fato, a mulher que deveria ser sua esposa. É um presente que Deus lhe confiou a responsabilidade de cuidar e amar.
Uma vez certo disso, declare a ela todos os dias de sua vida, o quanto ela é especial. Ela é a mulher da sua vida meu irmão.
Pensa aí rápido: Quantos anos você tem de casado ? ( aos casados lógico )
Faz quanto tempo que você não dá uma " lustrada " na sua aliança, uma faxina?
Quanto tempo você não proporciona um momento especial com sua amada? Não sai pra namorar, como era no início, de maõs dadas, aquele amor contagiante.....
Epa, risca essa palavra ! ERA é passado, o presente é AGORA ! O futuro Deus toma conta . Seu agora tem de ser diferente, se você estiver falando em algum aspecto mencionado acima.
Fechando essa idéia
Faz tempo? Se mexe varão.... tome sua posição de líder, sacerdote, tira a teia de aranha desse relacionamento, faça algo diferente, mostre a ela quem é o homem de Deus com quem ela se casou.... Diga todos os dias da sua vida " Eu te amo muito ". Faz um bem isso que você nem imagina.....
Homem de verdade, não é aquele garanhão que diz que ganha ou tem várias mulheres. Homem de verdade, especial, de Deus, é aquele que conquista a mesma mulher todos os dias.
Ministre na vida de sua esposa e família, ore por e com ela. Diga sempre que tiver oportunidade, que ela é a mulher de sua vida.

Pra finalizar, anote esses verbos, que em nome de Jesus, vamos aprender a conjugar daqui pra frente:
- Valorizar ( valorize mesmo as pequenas ações, aquelas que te parecem mais comuns )
- Apreciar ( até mesmo uma lembrança ou um sorriso )
- Elogiar
- Surpreender
e crie momentos especiais. Faça os olhos dela brilharem.
Seja um sacerdote em Cristo Jesus.

Deus abençoe !
Base de estudo: Homens ao máximo.

1 Comentário:

disse... [Responder o comentário !]

MUitos lares cristãos estão sendo prejudicados porque a função de
sacerdote nao funcionar dentro dos lares. tem muitas mulheres tentando
realizar as duas funçoes, como isso vemos um desgaste na mulher. A
biblia nao mudou nem ira mudar, o Senhor deixo na sua Palavra como
deveriamos viver e só ler.

 

©2009 Vamos compartilhar o amor de Jesus ! | Template Blue by TNB