Leitura da Palavra - Êxodo 3,4
Ora, Moisés estava apascentando o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e levou o rebanho para trás do deserto, e chegou a Horebe, o monte de Deus.
E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça. Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia; pelo que disse: Agora me virarei para lá e vere iesta maravilha, e por que a sarça não se queima.
E vendo o Senhor que ele se virara para ver,chamou-o do meio da sarça, e disse: Moisés,Moisés! Respondeu ele: Eis-me aqui.
Prosseguiu Deus: Não te chegues para cá; tira os sapatos dos pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.
Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus. Então disse o Senhor: Com efeito tenho visto a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus feitores,porque conheço os seus sofrimentos; e desci para o livrar da mão dos egípcios, e para o fazer subir daquela terra para uma terra boa e espaçosa, para uma terra que mana leite e mel;para o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu.
E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim; e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem. Agora, pois, vem e eu te enviarei a Faraó, para que tireis do Egito o meu povo, os filhos de Israel. Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, para que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?
Respondeu-lhe Deus: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado do Egito o meu povo,servireis a Deus neste monte.
Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU.Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é o meu nome eternamente, e este é o meu memorial de geração em geração.
Então respondeu Moisés: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, pois dirão: O Senhor não te apareceu. Ao que lhe perguntou o Senhor: Que é isso na tua mão. Disse Moisés: uma vara.
Ordenou-lhe o Senhor: Lança-a no chão. Ele a lançou no chão, e ela se tornou em cobra; e Moisés fugiu dela. Então disse o Senhor a Moisés: Estende a mão e pega-lhe pela cauda (estendeu ele a mão e lh epegou, e ela se tornou em vara na sua mão); para que eles creiam que te apareceu o Senhor, o Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.
Disse-lhe mais o Senhor: Mete agora a mão no peito. E meteu a mão no peito. E quando a tirou, eis que a mão estava leprosa, branca como a neve.
7 Disse-lhe ainda: Torna a meter a mão no peito. (E tornou a meter a mão no peito; depois tirou-a do peito, e eis que se tornara como o restante da sua carne.)
Moisés, descendente de Abraão;
Nasceu num momento crítico para o seu povo! Teve que ser escondido e abandonado em um cesto no Rio Nilo para não morrer...Tornou-se filho adotivo da Princesa do Egito. Matou um egípcio que espancava um dos hebreus; Teve que fugir do Egito, indo para o deserto.Dos 40 aos 80 anos de idade, ficou longe do Egito,servindo como humilde pastor de ovelhas.Deus lhe apareceu no Monte Sinai, em meio a uma sarça, que ardia, mas não se consumia. Aos 80 anos de idade, Deus lhe incumbe de descer ao Egito para livrar o povo da escravidão.
Na sua auto-crítica, Moisés não se via como um libertador. Então ofereceu as suas desculpas ao Senhor. Vamos examinar as cinco desculpas que ele deu, e a maneira que Deus respondeu a cada uma. O relato se em contra em Êxodo 3 e 4, os textos descritos acima.
Primeira Desculpa:
Quem sou eu?
Teria Moisés exagerado na sua auto-crítica?
Tendo vivido 40 anos dentro do Palácio de Faraó, ele conhecia muito bem cada detalhe, e a forma como Faraó mantinha o controle da situação, mantendo seus Soldados, chefes, capitães de grupos,e olheiros espalhados por toda parte... Moisés não tinha exército, e não tinha o apoio de ninguém. Como conseguiria entrar lá e libertar o povo?
Sob o ponto de vista humano,Moisés tinha razões para não se julgar competente para tão grande missão...
O erro de Moises foi não se lembrar que Deus age no sobrenatural
Deus é Longânimo, é Paciente... Implicitamente, parece concordar com Moisés... Mas Deus diz: "Eu serei contigo"(3:12).
Aplicação
Diante das lutas, dificuldades, e desafios da vida não desanime, não entregue os pontos...
Lembre-se de que Deus está com você! Da mesma forma como falou a Moisés, Ele diz a você hoje: “Eu serei contigo”
Se enfrentarmos os problemas e desafios da vida confiados na intervenção sobrenatural de Deus, em todas as circunstâncias, e em todas as cousas... Seremos sempre mais que vencedores ! Deus não procura pessoas auto-confiantes, mas pessoas que confiem Nele !.
Segunda Desculpa:
“Que lhes direi?” (3:13)
“Então disse Moisés a Deus: Eis qu equando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me perguntarem:Qual é o seu nome? Que lhes direi?”(3:13)
Os egípcios serviam a muitos deuses... Os deuses pagãos sempre têm nomes...
Novamente até dá para se entender a posição de Moisés,se olharmos por uma ótica meramente humana... Chegar no meio do povo hebreu e dizer:"Deus me mandou“, seria umamensagem muito vaga...Provavelmente eles perguntariam: “Qual é o nome do seu Deus”!
Deus já tinha se identificado para Moisés no verso “6” Deus disse: “... Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão,o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó...” Mas Deus não se furta de responder novamente a Moisés, e agora acrescenta: “Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel:EU SOU me enviou a vós. Quem Deus é?
Deus usou várias descrições de sí mesmo neste capítulo, E muitas outras ao longo de toda a Bíblia...Além de ser o Deus de Abraão, Isaque,Jacó e do pai de Moisés (3:6), ele se descreve como "Eu Sou o Que Eu Sou"(3:14). Esta descrição, a mesma usada por Jesus em João 8:24 e 58, é uma afirmação da eternidade de Deus.
Ele é, e sempre existiu.O nome de Deus mais frequente na Bíblia é SENHOR.
Em geral vem escrito com letras maiúsculas:SENHOR. Este nome vem do tetragrama (YHWH).
Não tem vogais, e ninguém sabe a pronuncia correta. Alguns sugerem Javé, outros IAVÉ.
Alguns séculos depois de Moisés, os judeus acrescentaram vogais e começaram a pronunciar o nome como "Jeová". A tradução grega do Antigo Testamento usa a palavra "Kyrios" que é traduzida em nossas Bíblias como "Senhor".
E Deus acrescenta a Moisés ; "este é o meu nome eternamente“ Êxodo 3:15.
Fica claro na resposta de Deus a Moisés que Deus não quis adotar um nome único, oficial,com o fim de se destacar dos deuses pagãos dos Egípcios, e de todos os demais falsos deuses...
Os deuses pagãos nada são, senão fruto da arte e da imaginação dos homens... E jamais seriam capazes de resistir ao Deus Vivo E Verdadeiro, QUE É DEUS PARA ETERNAMENTE!
Aplicação
Achamos que não teremos argumentos suficientes para justificar nossas intenções ou reivindicações... “Que Direi?”
O que você dirá? Quando lhe perguntarem...
O que você faz aqui?
Quem te mandou vir aqui?
Terceira Desculpa:
“Não crerão em mim” (4:1)
Moisés continua preocupado com sua própria credibilidade Eles não crerão na minha palavra, diz ele! Deus reconheceu esta preocupação como válida,e ofereceu três sinais para confirmar a palavra de Moisés (4:2-9):
a) o bordão virou serpente,
b) a mão se tornou leprosa,
c) a água tirada do rio se tornou em sangue.
Esta é a primeira vez que Deus concede ao homem o poder para realizar milagres.Vemos no texto qual é o propósito dos “milagres”
Servem para confirmar a palavra!
“E sucederá que, se eles não te crerem, nem atentarem para o primeiro sinal, crerão ao segundo sinal. E se ainda não crerem a estes dois sinais, nem ouvirem a tua voz, então tomarás da água do rio,e a derramarás sobre a terra seca; e a água que tomares do rio tornar-se-á em sangue sobre aterra seca.” – Êxodo 4:8-9
Aplicação
Há momentos na vida realmente muito difíceis, em que temos que falar com pessoas de alta posição, com poder de decisão, e cuja decisão poderá decidir o nosso destino daquele momento em diante... Ou quando temos que defender uma posição, um ponto de vista...Nestas horas pode ocorrer o pensamento: “Eles não crerão em mim...”
Deve se preparar e ir, confiado em Deus, buscar o seu melhor desempenho possível, e crer o oposto, que “Eles crerão em você...”, não tanto pela eloquência do seu falar, mas em razão dos sinais que Deus operará!
A quarta desculpa de Moisés foi...
Impressionante que, mesmo depois de ter visto os sinais, MOISÉS ainda não esteja convencido,e ainda tenha desculpas... Esta desculpa era completamente descabida! Estêvão, comentando sobre os primeiros anos da vida de Moisés, disse que ele "foi educado em toda a ciência dos egípcios e era poderoso em palavras e obras" (Atos 7:22)
Aplicação
Paulo recusou valorizar a eloqüência acima do conteúdo:
"Eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não o fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria. Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. E foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vós. A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus" (1 Coríntios 2:1-5).
Esta desculpa é muito comum quando se trata da realização da obra de Deus...Tem sido a desculpa de muitos para não liderarem uma célula, ou para se excluirem de outras atividadesna obra do Senhor!
Veja o que Deus disse a Moisés
“Ao que lhe replicou o Senhor: Quem faz a boca do homem? ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê,ou o cego?. Não sou eu, o Senhor?Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.” – Êxodo 4:11-12
Quinta desculpa de Moisés:
As primeiras "desculpas" de Moisés até que foram razoáveis, demonstraram preocupação e um certo zelo... Mas, agora, ele ultrapassou o limite!
Agora ele está querendo rejeitar,fugir do chamado do Senhor! Moisés está querendo fugir da responsabilidade! Está querendo fugir do chamado do Senhor! Está querendo fugir do propósito de Deus par a sua vida! Será que Deus aceitou mais esta desculpa de Moisés?
Não, Deus não aceitou esta desculpa, e nenhuma das outras desculpas anteriores...
Aplicação
E dalí para a frente aprendeu a obedecer sempre...
Em Hebreus 3:5 diz sobre Moisés: “E Moisés era fiel em toda a Casa de Deus como servo,para testemunho das cousas que haviam de ser anunciadas” Aprenda a avançar, sempre confiado que o Senhor irá contigo...Vá em frente, e seja um vencedor, Confiando sempre na força e no Poder do Senhor!
Conclusão
MT. 22:14 – Pois muitos são chamados, mas poucos são escolhidos.
Deus abençoe !
Com.Shekinah
http://www.blogdopastor.com.br
http://www.blogdopastor.com.br
4 irmãos comentaram:
É maravilhoso como Deus falou comigo através de você Marcelo.
Obrigada por ser servo,marido,pai e sacerdote em minha vida.
Vamos fazer a vontade de Deus já. Obedecer é melhor do que sacrificar. Deus te abençoe. Estou te seguindo.
www.palavradevidaaocoracao.blogspot.com
Pra. Thaís
Marcelo, grande foi a Oportunidade, a Lembrança e a Profundidade, quando se fala deste momento, em particular da vida de Moisés!
Realmente não devemos confiar em nossa própria capacidade, mas sempre Confiar no Senhor, quem nos Capacita de Todo!
Continue trazendo à Lembrança, a nossa Dependência para com o Senhor!
Um abraço Carinhoso!
Ap.Dr. Marco A.M. Tenorio, PhD.,ThD.
Sempre ouvi essa frase:
Deus não escolhe os capacitados, e sim, capacita os escolhidos!!
Uma grade verdade
Não foi ao acaso q vc descobriu meu blog... algum propósito existia ou p/ mim ou p/ vc
Paz
Postar um comentário