PEDIDO

Leitura da Palavra - 2 Reis 2:5-10



Em Jericó os discipulos dos profetas foram falar com Eliseu e lhe perguntaram: " Você sabe que hoje o Senhor vai levar para os céus o seu mestre, separando-o de você? "
Respondeu Eliseu: " Sim, eu sei, mas não falem isso ."
Em seguida Elias lhe disse: " Fique aqui, pois o Senhor me enviou ao rio Jordão ."
Ele respondeu: " Juro pelo nome do Senhor e por tua vida que não te deixarei ir só! "  
Então partiram juntos. Cinquenta discípulos dos profetas os acompanharam e ficaram olhando a distância, quando Elias e Eliseu pararam á margem do Jordão. então Elias tirou o manto, enrolou-o e com ele bateu nas águas. 
As águas se dividiram e os dois atravessaram em chão seco. Depois de atravessar, Elias disse a Eliseu:
" O que posso fazer em seu favor antes que eu seja levado para longe de você? " Respondeu Eliseu:


" Faze de mim o principal herdeiro de seu espírito profético." Disse Elias: " Seu pedido é difícil; mas se você me vir quando eu for separado de você, terá o que pediu; do contrário, não será atendido." 


ou, em outra tradução que traz melhor entendimento...


Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. e disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim.

Eliseu era discípulo de Elias. Aprendia com o seu mestre, buscava a Deus com ele. Sabia que Elias seria levado por Deus e que teria de se separar do amigo. Por isso , cada vez mais ia com elias a todos os lugares, não o deixava só.Pede então que Elias lhe conceda do mesmo espírito profético. Desejava ser como seu mestre. 


Muitos são os desejos que nos movem. Há pessoas que são exemplos inspiradores que nos estimulam a ir além do lugar comum. Se você pudesse  pedir algo a alguém assim, o que pediria? Riqueza, inteligência, poder, fama, sucesso? Tal como Eliseu, os discípulos de Jesus tinham a Ele como mestre, amigo e modelo. Viveram com Jesus algum tempo e viram-no agir no poder do Espírito de Deus.


No entanto, alguns deles lhe pediram status, outros , apenas curas. O próprio Jesus, sabendo que teria de separar-se de seus amigos em breve, diz-lhe que não os deixaria sós: Ele lhe daria do seu Espírito, que os guiaria e capacitaria para anunciar seu amor salvador.


Lc. 11:13 - Se vocês, apesarem de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está nos céus dará o Espírito Santo a quem o pedir.


Essa afirmação de Jesus, ensina quanto ao nosso pedir. Ele deseja dar-nos do seu Espírito, transformar nosso jeito de ser, nossa maneira de ver as coisas e as pessoas, nossa forma de sentir e agir. 
Deus deseja colocar sobre cada um dos seus o mesmo Espírito que  que estava sobre Elias e Jesus - para que sejamos como Cristo, isto é, ser um verdadeiro discípulo, ser a semelhança de Cristo, alguém parecido com Cristo.


Mas isso só é possível mediante a ação do Espírito Santo em nós. Eliseu o pediu a Elias e ele lhe foi concedido.
Jesus disse que não negaria o Espírito aos que pedissem. 


Então, o que você tem pedido a Deus? Há em você o desejo sincero de assemelhar-se mais com a personalidade de Cristo? 
Não peça apenas futilidades a Deus, peça-lhe do seu Espírito e ele o transformará e o usará para levar seu amor, sua palavra e sua paz as pessoas.


Deus abençoe !

2 irmãos comentaram:

disse... [Responder o comentário !]

A Paz do SENHOR JESUS Marcelo, somente faço observação e uma informação de um erro:

no texto: " O que posso fazer em seu favor antes que eu seja levado para longe de você? " Respondeu Elias: o correto é: Respondeu Eliseu e não Elias!!

no texto: " Faze de mim o principal herdeiro de seu espírito profético"...

na tradução que tenho diz o seguinte: ...E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim.

ou seja ele pediu porção dobrada da unção que o SENHOR havia derramada na vida de Elias.

visite o link da SBB e veja o texto.

http://www.bibliaonline.com.br/acf/2rs/2

"Que a PAZ do nosso SENHOR JESUS CRISTO, esteja em seu coração"

disse... [Responder o comentário !]

Pedirei a Deus todos os dias, que Ele derrame deste Espirito sobre mim para que eu realmente, verdadeiramente busque a semelhança de Cristo em mim.

Derrama Senhor do Seu Espirito Santo sobre eu, minha casa, sobre nós!!!

 

©2009 Vamos compartilhar o amor de Jesus ! | Template Blue by TNB