TENHA CORAGEM !

Leitura da Palavra: Daniel 3 - O rei Nabucodonosor fez uma imagem de ouro de vinte e sete metros de altura e dois metros e setenta centímetros de largura, e a ergueu na planície de Dura, na província da Babilônia.Depois convocou os sátrapas, os prefeitos, os governadores, os conselheiros, os tesoureiros, os juízes, os magistrados e todas as autoridades provinciais para assistirem à dedicação da imagem que mandara erguer. Assim todos eles, sátrapas, prefeitos, governadores, conselheiros, tesoureiros, juízes, magistrados e todas as autoridades provinciais se reuniram para a dedicação da imagem que o rei Nabucodonosor mandara erguer, e ficaram de pé diante dela.


Então o arauto proclamou em alta voz: - "Esta é a ordem que lhes é dada, ó homens de todas nações, povos e línguas:Quando ouvirem o som da trombeta, do pífaro, da cítara, da harpa, do saltério, da flauta dupla e de toda espécie de música, prostrem-se em terra e adorem a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor ergueu.Quem não se prostrar em terra e não adorá-la será imediatamente atirado numa fornalha em chamas".


 Por isso, logo que ouviram o som da trombeta, do pífaro, da cítara, da harpa, do saltério e de toda espécie de música, os homens de todas nações, povos e línguas prostraram-se em terra e adoraram a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor mandara erguer.Nesse momento alguns astrólogos se aproximaram e denunciaram os judeus, dizendo ao rei Nabucodonosor: 
- "Ó rei, vive para sempre! Tu emitiste um decreto, ó rei, ordenando que todo o que ouvisse o som da trombeta, do pífaro, da cítara, da harpa, do saltério, da flauta dupla e de toda espécie de música se prostrasse em terra e adorasse a imagem de ouro,e que todo o que não se prostrasse em terra e não a adorasse seria atirado numa fornalha em chamas. Mas há alguns judeus que nomeaste para administrar a província da Babilônia, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que não te dão ouvidos, ó rei. Não prestam culto aos teus deuses nem adoram a imagem de ouro que mandaste erguer" .


Furioso, Nabucodonosor mandou chamar Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. E assim que eles foram conduzidos à presença do rei, Nabucodonosor lhes disse: - "É verdade, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que vocês não prestam culto aos meus deuses nem adoram a imagem de ouro que mandei erguer? Agora, porém, quando vocês ouvirem o som da trombeta, do pífaro, da cítara, da harpa, do saltério, da flauta dupla e de toda espécie de música, se vocês se dispuserem a prostrar-se em terra e a adorar a imagem que eu fiz, será melhor para vocês. Mas, se não a adorarem, serão imediatamente atirados numa fornalha em chamas. E que deus poderá livrá-los das minhas mãos? "


Sadraque, Mesaque e Abede-Nego responderam ao rei: - "Ó Nabucodonosor, não precisamos defender-nos diante de ti. Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das suas mãos, ó rei. Mas, se ele não nos livrar, saiba, ó rei, que não prestaremos culto aos seus deuses nem adoraremos a imagem de ouro que mandaste erguer"


Nabucodonosor ficou tão furioso com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que o seu semblante mudou. Deu ordens para que a fornalha fosse aquecida sete vezes mais do que de costume e ordenou que alguns dos soldados mais fortes do seu exército amarrassem Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e os atirassem na fornalha em chamas.E os três homens, vestidos com seus mantos, calções, turbantes e outras roupas, foram amarrados e atirados na fornalha extraordinariamente quente.A ordem do rei era tão urgente e a fornalha estava tão quente que as chamas mataram os soldados que levaram Sadraque, Mesaque e Abede-Nego,
os quais caíram amarrados dentro da fornalha em chamas.Mas, logo depois o rei Nabucodonosor, alarmado, levantou-se e perguntou aos seus conselheiros:
-  "Não foram três homens amarrados que nós atiramos no fogo?
-  " Eles responderam: - "Sim, ó rei"E o rei exclamou:  -"Olhem! Estou vendo quatro homens, desamarrados e ilesos, andando pelo fogo, e o quarto se parece com um filho dos deuses".


Então Nabucodonosor aproximou-se da entrada da fornalha em chamas e gritou: - "Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saiam! Venham aqui! " E Sadraque, Mesaque e Abede-Nego saíram do fogo. Os sátrapas, os prefeitos, os governadores e os conselheiros do rei se ajuntaram em torno deles e comprovaram que o fogo não tinha ferido o corpo deles. Nem um só fio do cabelo tinha sido chamuscado, os seus mantos não estavam queimados, e não havia cheiro de fogo neles.


Disse então Nabucodonosor: - "Louvado seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos! Eles confiaram nele, desafiaram a ordem do rei, preferindo abrir mão de suas vidas a que prestar culto e adorar a outro deus, que não fosse o seu próprio Deus. Por isso eu decreto que todo homem de qualquer povo, nação e língua que disser alguma coisa contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja despedaçado e sua casa seja transformada em montes de entulho, pois nenhum outro deus é capaz de livrar ninguém dessa maneira".Então o rei promoveu Sadraque, Mesaque e Abede-Nego a melhores posições na província da Babilônia.


Até que ponto vai sua confiança em Deus? Você faria qualquer coisa que Ele lhe pedisse? Enfrentaria até mesmo á morte por amor ao Senhor?
Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, os amigos de Daniel tiveram sua fé testada. Israelitas, estavam na Babilônia como cativos, tendo de servir ao rei Nabucodonosor. Quando o rei impôs a adoração a uma estátua de ouro que tinha construído, eles poderiam ter cedido e corrompido sua fé, mas permaneceram fiéis ao Senhor.
Furioso, o rei mandou jogá-los na fornalha ardente( tão quente que matou os soldados que estavam levando-os ). Deus os livrou e o rei teve de reconhecer o poder do Senhor.


O mais interessante desta história, foi a extraordinária resposta dos três amigos, em que deixaram clara sua confiança no Deus vivo, mas reconhecendo ao mesmo tempo que Deus não precisaria agir de acordo com o que eles imaginavam, e que nem por isso deixaria de ser o seu Deus. Sua confiança não era essencialmente de que Deus os livraria, mas que faria aquilo que fosse o melhor, pouco importando o papel neles nisso tudo.


O resultado foi sua absoluta fidelidade a Deus,e por isso são exemplos para nós hoje. Devemos, como eles, permanecer fiéis ao Senhor, mesmo que ele não faça o que queremos. Deus permite que acontecimentos que para nós são ruins aconteçam, mas garante que estará conosco ( o rei viu quatro homens na fornalha, passeando ilesos ! ). Se estivermos conscientes disto, e de que tudo tem seu propósito no plano de Deus, não ficaremos desesperados quando estivermos passando por dificuldades.


Podemos " perder o chão ", chorar, desanimar... mas quando buscamos a Deus, Ele derrama tamanha paz sobre nossas vidas que todo sofrimento perde a capacidade de nos ferir. Confie sempre no Senhor, pois há muito tempo Ele tem dado provas de sua fidelidade a quem o teme e o serve. Deus está conosco, podemos enfrentar qualquer problema.


Deus abençoe !

4 irmãos comentaram:

disse... [Responder o comentário !]
Este comentário foi removido pelo autor.
disse... [Responder o comentário !]

Em janeiro desse ano fiz uma oração e disse que se Deus não me ajudasse eu estaria morta pois medicos e todo tipo de ajuda haviam falhado.Abri minha biblia e não lembro a passagem pois a angustia era muito grande lembro que estava escrito:Eu te ajudo!Uma semana depois minha vida mudou completamente.Tive uma dor imensa no abdomen e depois cessou, após isso, meus pensamentos mudaram, a alegria voltou , a esperança e um grande temor de Deus.Abandonei costumes e comportamentos destrutivos e a impressão que tive foi que amanheceu pra mim.Foi um milagre,pois eu já sofria há mais de 7 anos sem perspectivas de melhora.Meu Deus é grande!Se não fosse ele, eu teria pulado de um predio como o casal dos noticiarios recentes,pois só pensava nisso até Deus me ajudar.Ele ajuda, ele cura!

disse... [Responder o comentário !]

Amém!! Minha fé foi renovada com esta palavra de vida e verdade.

disse... [Responder o comentário !]

Que bom que sua fé foi renovada, mais uma vitória em Cristo.
Apaguei o post de cima pois duplicou rss
Irmãos, eu creio em milagres, acreditem eu estava morta e Cristo me reviveu, só quem me viu antes pode dizer o quanto Deus acrescentou de alegria em mim,pois alegria era algo que eu achava nunca mais encontrar nessa vida.Tenham fé, orem, peçam a Ele com perseverança, Ele ouve e faz.! Que a graça e a misericordia do Senhor esteja contigo e todos que crerem!

 

©2009 Vamos compartilhar o amor de Jesus ! | Template Blue by TNB