Força


Razões porque Paulo não considerava seu trabalho infrutífero ( 1 Tess. 2 )

Este capítulo, considero como um manual para usarmos em nossas vidas.
O apóstolo Paulo ensina que a sua mensagem são as boas novas do Evangelho de Deus.
Mostra que não devemos nos mover pela impureza, mas sim em santidade.
Não agradar as pessoas, mas sim fazer a vontade do Senhor, sem visar à própria glória sem reconhecimento de nenhuma liderança, mas sim estar no centro da vontade do Senhor.
Quando Paulo e Silas chegaram a Tessalonica, eles carregavam marcas nos seus corpos, pois o povo em Filipos foi resistente a pregação do evangelho (Atos 16:16-40)
 Foram presos e açoitados por expulsar um demônio de uma mulher, mas mesmo assim mantiveram-se firmes, pregando a palavra várias pessoas, que aceitaram Jesus como Salvador e foram salvos.
Eles ficaram firmes na tribulação. Em algum momento imaginaríamos que Paulo mudaria sua pregação ou seu propósito para não sofrer mais? Nunca. Deus havia confiado á ele à palavra da Salvação, era a instrumento da vontade de Deus por isso pregava somente o que agradasse e glorificasse o nome do Senhor.
(1 PE. 4:11 – Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma
 que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém.)


Paulo, como apóstolo, tinha o direito de ser sustentado pela Igreja, mas nem sempre se valia desse direito, mas fazia questão de mostrar que detinha esse direito.
Como prova de seu amor e de seus motivos puros para o povo de Tessalonica, deixava de ser sustentado pelo povo, por não querer depender demasiadamente dos outros. Não sentia vergonha de nenhum esforço ou trabalho que ajudasse a promover evangelho do Senhor. ( referência a trabalho braçal / os gregos desprezavam qualquer tipo de trabalho braçal ou esforço físico, cabível somente a escravos, que era considerado vergonhoso ).
Qual mãe pede salário para cuidar de sua família. O pai trabalha muito mais na disciplina de sua família do que para seu chefe e não pensa em receber salário por isso.

Paulo os tratava como filhos, com amor e carinho, para que o nome do Senhor fosse glorificado.
( 2 Tm. 4:1-5 : Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente: Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora d tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. Pois virá o tempo
em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos.Eles se recusarão a dar ouvidos á verdade, voltando-se para os mitos. Você, porém, seja moderado em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério ).


( Tt. 2:15 : É isso que você deve ensinar, exortando-os e repreendendo-os com toda a autoridade. Não a despreze )
que ela era verdadeiramente a palavra de Deus (2:13). Com a convicção de que estavam servindo a Deus de acordo com a verdade, os Tessalonicenses ficaram Paulo se alegrou vendo que o povo recebeu a palavra aceitando-a como vinda de Deus. Ele não mudou seu modo de falar em meio a perseguições, prisões e açoites Vendo que Paulo e os outros não mudaram a pregação para ela ser "conveniente", mesmo quando isto trouxe perseguição, os tessalonicenses entenderam e ficaram firmes na tribulação ( v 14 ) assim como as outras Igrejas.
O trabalho de Paulo não era infrutífero por todas essas razões. A Igreja que visitava, mesmo com lutas, recebia a palavra do Senhor, mesmo em meio a lutas, trabalho e esforço, a glória do Senhor prevalecia. Com a convicção de que estavam servindo a Deus de acordo com a verdade, os tessalonicenses
 ficaram firmes , assim como fizeram as outras igrejas, os apóstolos, e o próprio Senhor Jesus (2:14-16).

Digo que é um manual de vida, pois a vida do apóstolo foi marcada por perseguições, lutas, duros sofrimentos e batalhas. Mas a glória do Senhor foi manifestada .
Quem de nós não tem lutas?  Muitos consideram trabalhar durante o dia e estudar á noite uma luta. Muitos consideram família e filhos uma luta. Ou tudo é motivo de se dizer que se tem lutas.
A época era diferente, os tempos eram outros, mas o Deus que Paulo servia é o mesmo até hoje, e para todo o sempre Aleluia !
Digo que é um manual, pois Paulo não media esforços para viajar , enfrentar dificuldades para fazer a obra do Senhor, a qual fora chamado. As Igrejas que Paulo visitava , não eram percorridas como uma viagem comum, era tudo muito longe, demorava muito tempo entre uma e outra. Tudo era trabalhoso, mas Paulo fazia com amor e dedicação ao Senhor. Não desmerecendo o esforço de cada irmão, mas que sirva para lembrar, que Deus tem um propósito para sua vida, e aonde achamos que está difícil, pode ficar muito mais ainda. A recompensa não é um alto salário, um cargo importante ou uma excelente colocação. Esse cargo de agente , de trabalhador de Jesus, o salário desse trabalho, é a vida eterna, a recompensa por ter sido tão obediente ás ordens de Deus, é um lugar ao lado de Jesus, a glória é somente do Pai.
Pensem nisto.
Aonde está a tua força, aonde está o seu esforço? Em suas próprias realizações ou em fazer a vontade do Pai?

Deus abençoe !




0 irmãos comentaram:

 

©2009 Vamos compartilhar o amor de Jesus ! | Template Blue by TNB