Papéis de um casal cristão parte1

Amados boa tarde.
Ontem á noite, já na cama, rolando de um lado para outro por causa de uma inflamação de nervo ciático que insiste em perturbar, algumas coisas me vieram a mente, relacionados a casais. Não me lembro de ter postado nada tão relativo a isso , mas o incômodo foi grande. Sempre posto mensagem bonitas , de reflexão, encorajadoras e tal, mas hje é um pouco diferente, é um " manual de papéis "  que usamos na ministração de um curso de casais que eu e minha esposa  trabalhamos  na Igreja que congregamos , e fui tirando a essencia para postar aqui junto com meus comentários. Tem total embasamento na Palavra do Senhor e tem sido essencial na vida de inúmeros casais pelo Brasil, e foi comigo também. Semanalmente postarei um texto relacionado a isso.
Vamos lá.

Começamos na criação.
Genêsis 1:26 - Também disse Deus: Façamos o homem á nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão.
 Adão foi feito á imagem de Deus, completo, perfeito. Deus o criou para habitar no paraíso

Genêsis 2:22 - Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a levou até ela.
O homem e a mulher foram criados para se complementarem, se ajudarem mutuamente e não para competirem entre si, causando disórdia , brigas ou mal estar. Ler Efésios 5: 22-33 ( Deveres conjugais ).

Temos nossas responsabilidades, quem muitas vezes, jogamos nas costas de nossa esposa, esquecendo-nos que ela é nossa auxiliadora, não nossa escrava.
A grande maioria de homens e mulheres tem de trabalhar fora e dividir obrigaçãoes, contas , tarefas , responsabilidades. Todos tem de assumir alguma responsabilidade dentro de casa também, como lavar uma louça, lavar roupa, banheiros, cuidar dos filhos, fazer compras. O mundo moderno de hoje pede esse tipo de pressa, de ajustes. Na época de meus pais, a obrigação de cuidar e prover a casa era totalmente do homem, o que não acontece hoje em dia, pois cada vez mais mulheres se veêm no mercado de trabalho e a casa que antes era o seu trabalho, virou lugar de descanso ( quando pode ).
Tentar corresponder em áreas onde não temos habilidades é assumir a responsabilidade do outro, e ás vezes não dá certo. Conversem , orem e peçam direção a Deus ao que cabe a cada um fazer. Lembrem-se, arrependam-se de tentar mudar seu conjuge na marra, com a força de seu braço, pois se algo tem de mudar, somos nós mesmos, e não o outro. A mudança começa verticalmente ( Deus / você ) pra depois para o outro.

Começamos agora a descrever algumas funções e responsabilidades do homem e mulher.
Homem :                                                            
1- Provedor                                                           
2- Líder espiritual                                             
3- Educação e disciplina dos filhos                     
4- Pequenos reparos e consertos                      
5 - Sexo ( ensinar, amar e conduzir )                  

Mulher
1- Administração financeira ( a maioria )    
2- Auxiliadora idônea
3 - Disciplinados filhos na ausência do Pai
4 - Palavra, intercessão
5 - Sexo ( submissão em receber a ministração do esposo )

Quem tiver dúvidas sobre algum assunto desses relacionados, terei a maior satisfação em explicar e conversarmos a respeito.Pois parecem exagerados e estranhos, mas são de acordo com o plano de Deus para o casamento.Lógico que o casal com questões em desacordo , converse e acerte .

Vejam que algumas coisas são feitas por um e por outro, mas tem de estar em  comum acordo e em oração com Deus.
Somente Deus vem antes dos outros terrenos e aspectos de nossas vidas. O relacionamento casal é prioridade , não há nada mais importante ( filhos, amigos , família e trabalho ). Cada um tem sua devida importância, mas sempre o seu conjuge em primeiro lugar.
Isso é muito discutido nos cursos, pois os casais chegam com suas obrigações e compromissos que sempre estão á frente dos dois, muitas vezes até de Deus, e por isso o casamento não experimenta uma verdadeira união com Cristo, criando um verdadeiro abismo entre o casal, muitas vezes sendo preenchidas por outras ocupações e divertimentos, que só aliviam por hora, mas se o coração está vazio de Jesus, nõ há nada que busquem que preencha este espaço. ( Troca de casais, prostituição, casas de swing e muitos outros ).

Na palavra descrevem-se assim o papel do homem.
Marido / Protetor
Efésios 5:25/28 - Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a Igreja e entregou-se por ela. Da mesma forma, os marido devem amar cada uma a sua mulher como a seu próprio corpo. quem ama sua mulher, ama a si mesmo.
Temos de ser sensíveis as necessidades e carencias de nossa esposa, em matéria de espírito, alma e corpo. Jesus tem de ministrar em sua vida, para que você exerça isso em amor e direção de Deus, não tomado por seu achismo ou suas próprias emoções ou julgamentos.
Como vai ministrar e exercer isso em casa se não está em comunhão com o Pai? quem estará falando, o Espírito Santo de Deus ou o seu entendimento. Não seja grosso , sempre que tiver de falar algo, que fale com amor, com simpatia. Lembre-se que é a sua esposa, algo muito valioso que Deus confiou e preparou a você. Ela é a mulher separada por Deus para você. Mostre a ela que é muito amada e protegida, sempre que precisar vai ter o companheiro , o amigo e o amante a disposição em todas as situações.

Mulher / Auxiliadora
Prov. 31:10-12 : Uma esposa exemplar, feliz quem a encontrar. É muito mais valiosa que os rubis. Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma. ela só faz o bem, e nunca o mal, todos os dias de sua vida.
Esposa é nosso auxílio, não saco de pancada, o lado fraco aonde descontamos nossas frustrações e fracassos. auxiliar não é nada á toa, é de suma importância para o casamento. Esposas nos ajudam com apoio, fundamental para nós homens, pois precisamos ser encorajados e saber que temos apoio da pessoa que nos ama.
Exortação: ela é o " radar " para todas as situações que acontecem, e nossa maior fonte de correção.
Conforto: em situações que o homem precisa do apoio, carinho e afago. é sua função esposa. Desempenhe ao máximo e de coração essas qualidades para ajudá-lo a ser o homem que é chamado a ser.

A liderança do marido
1 Cor. 11:3 - Quero, porém que entendam que o cabeça de todo homem é Cristo, e o cabeça da mulher é o homem, e o cabeça de Cristo é Deus.
A palavra final de liderança é do marido. A decisão final em casa e nas situações do dia dia, são do marido. A esposa pode adiantar-se, conversar, adinistrar, mas a papavra final cabe ao homem. Temos como exemplo os filhos, pois mães tem como hábito resolver as coisas sem consutar o marido, e depois somente comunicar o que foi resolvido. Isso desestabiliza o lar, pois os filhos percebem divisão. Essa autoridade tem de ser exercida em amor, em conjunto com a mão de Deus. O marido que dá a palavra final, e juntos resistam ao inimigo, pois estarão firmes e juntos para isso.
Você marido, é o cabeça do lar, não o cabeçudo !

Apoio da esposa
Efésios 5:22-24 ( mencionado para leitura acima )
Nós homens precisamos ser apoiados, respeitados e honrados, mesmo que nosso comportamento não seja correto. Somente Deus vai mudar esse quadro, e nao você, na sua força. Mas suas atribuições tem de ser cumpridas esposa.
Homens tem algo dado por Deus que é o desejo de conquistar, novos desafios e horizontes. Quando nossas esposas incentivam e apóiam, temos nossas foças redobradas, mas não esqueçam que é somente aos pés do Senhor que isso é possível. Não o critique, explique, tenha sabeodoria em mostrar algo que não está certo ou não lhe pareça bem. Deus te deu essa autoridade, trabalhe junto em ajuda nas decisões.

Amanhã segue o restante da postagem.

Deus abençõe

0 irmãos comentaram:

 

©2009 Vamos compartilhar o amor de Jesus ! | Template Blue by TNB