CONFIANÇA

2 Crônicas 20:1-12
Depois disso, os moabitas e os amonitas, com alguns dos meunitas, entraram em guerra contra Josafá.  Então informaram a Josafá: "Um exército enorme vem contra ti de Edom, do outro lado do mar Morto. Já está em Hazazom-Tamar, isto é, En-Gedi".  Alarmado, Josafá decidiu consultar o Senhor e proclamou um jejum em todo o reino de Judá. Reuniu-se, pois, o povo, vindo de todas as cidades de Judá para buscar a ajuda do Senhor. Então Josafá levantou-se na assembléia de Judá e de Jerusalém, no templo do Senhor, na frente do pátio novo, e orou: "Senhor, Deus dos nossos antepassados, não és tu o Deus que está nos céus? Tu governas sobre todos os reinos do mundo. Força e poder estão em tuas mãos, e ninguém pode opor-se a ti. Não és tu o nosso Deus, que expulsaste os habitantes desta terra perante Israel, teu povo, e a deste para sempre aos descendentes de teu amigo Abraão? Eles a têm habitado e nela construíram um santuário em honra do teu nome, dizendo: ‘Se alguma desgraça nos atingir, seja o castigo da espada, seja a peste, seja a fome, nós nos colocaremos em tua presença diante deste templo, pois ele leva o teu nome, e clamaremos a ti em nossa angústia, e tu nos ouvirás e nos salvarás’. "Mas agora, aí estão amonitas, moabitas e habitantes dos montes de Seir, cujos territórios não permitiste que Israel invadisse quando vinha do Egito; por isso os israelitas se desviaram deles e não os destruíram. Vê agora como estão nos retribuindo, ao virem expulsar-nos da terra que nos deste por herança. Ó nosso Deus, não irás tu julgá-los? Pois não temos força para enfrentar esse exército imenso que está nos atacando. Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti". 


Quando passamos por dificuldades e parece que uma nuvem escura está impedindo nossa visão, o que fazemos? A quem procuramos para nos socorrer e nos ajudar a enxergar a solução? 
Josafá foi rei em Judá entre 870 e 849 a.C. Durante seu governo, reis de nações vizinhas quiseram tomar o pequeno estado de Judá.

Certo dia ele soube que os exércitos de Amom e Moabe estavam próximos da sua capital e iriam atacá-la em breve. O que ele deveria fazer? Como se defender com um exército tão pequeno? Talvez ele tenha se lembrado da promessa feita ao seu antepassado Salomão: Deus disse que responderia a oração daqueles que se humilhassem e o buscasse, deixando de fazer o que não lhe agrada. 2 Crônicas 7:14 - se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra. 

Josafá e o povo reconheceram sua fragilidade e oraram a Deus, dizendo que não sabiam o que fazer, mas que confiavam nele. O Senhor os ajudou, fazendo com que os exércitos inimigos fossem aniquilados. O fato de Judá ter reconhecido diante de Deus sua fragilidade, sua falta de entendimento com a situação de guerra e a sua necessidade do auxílio divino fez toda a diferença.

Quantas vezes nós, ao invés de simplesmente confiarmos nas promessas de Deus, pensamos que precisamos fazer algo ou mais alguma coisa pra agradá-Lo? Achamos que confiar em Deus é muito pouco e que nada vai acontecer se nós mesmos, com nossas próprias mãos não fizermos algo concreto para ajudar Deus a agir.

Precisamos reconhecer diante de Deus que somos incapazes de resolver nossos problemas sozinhos, pois quando soltamos a direção de nossas vidas na mão do Senhor, entendendo que sem Ele nada somos, nada fazemos e não sabemos por onde seguir, mostramos humildemente que temos fé ! Isso é o Espírito Santo agindo em sua vida. Enxergue a direção de Deus em sua vida.

Deus abençoe!

0 irmãos comentaram:

 

©2009 Vamos compartilhar o amor de Jesus ! | Template Blue by TNB