PROVAS

Números 13:25-33
Ao fim de quarenta dias eles voltaram da missão de reconhecimento daquela terra.
Eles então retornaram a Moisés e a Arão e a toda a comunidade de Israel em Cades, no deserto de Parã, onde prestaram relatório a eles e a toda a comunidade de Israel, e lhes mostraram os frutos da terra.
E deram o seguinte relatório a Moisés: "Entramos na terra à qual você nos enviou, onde manam leite e mel! Aqui estão alguns frutos dela.
Mas o povo que lá vive é poderoso, e as cidades são fortificadas e muito grandes. Também vimos descendentes de Enaque.
Os amalequitas vivem no Neguebe; os hititas, os jebuseus e os amorreus vivem na região montanhosa; os cananeus vivem perto do mar e junto ao Jordão".
Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: "Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos! "
Mas os homens que tinham ido com ele disseram: "Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós".
E espalharam entre os israelitas um relatório negativo acerca daquela terra. Disseram: "A terra para a qual fomos em missão de reconhecimento devora os que nela vivem. Todos os que vimos são de grande estatura.
Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles". 


Você talvez se lembre de alguém bem preocupado com a saúde de seu filho ou ente querido, dizendo: " Se meu filho for curado, acreditarei em Jesus ! ". A condição colocada por muitos é ver para crer: ter algo visível como prova do poder de Deus. O Senhor pode curar, mas o caminho certo é crer nEle, mesmo se faltar uma prova visível. As provas evidentes bastariam para produzir a fé em Deus?

Lemos no texto, sobre o retorno dos 12 espias incumbidos de fazer um levantamento da terra de Canaã e seus habitantes. Eles apresentaram uma prova dos frutos da terra como amostra de sua fertilidade, se Israel avançasse  para conquistá-la. Porém, sempre tem um " mas " . Os habitantes da terra e seus " gigantes " aparentemente invencíveis. A primeira vista, 10 se acovardaram e recuaram, convencendo o restante do povo que seriam incapazes de conquistar e vencer esse desafio.

Mas não havia provas do poder de Deus? Bastava pensar na sua maravilhosa libertação da escravidão mediante a travessia do Mar Vermelho, lembrar a glória de Deus no monte Sinai, considerar a derrota dos amalequitas pelo exército de Josué enquanto Moisés estava com os braços levantados. Esqueceram a promessa de que  aquela terra seria dada aos descendentes de Abraão. Aderiram aos derrotistas e pagaram caro, por 40 anos no deserto. Menos Josué e Calebe, que foram os dois dos doze que acreditaram.

A fé não é gerada pelo que se pode ver. Tomé exigiu ver as provas da ressurreição de Jesus e creu quando viu as mãos do Senhor perfuradas. Entretanto, foi repreendido por duvidar e precisar de provas visíveis. Não coloquemos provas nem condições para crer.

1 Pedro 5:6-7
Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido.Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. 

Tiago 1:6 
Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. 

João 20:29 
Então Jesus lhe disse: "Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram". 

Deus abençoe !

1 Comentário:

disse... [Responder o comentário !]

TREMENDO, QUE DEUS CONTINUE TE USANDO GRANDEMENTE EM NOME DE JESUS, QUE A PAZ QUE EXCEDE TODO ENTENDIMENTO SEJA SOBRE VOCE E TODA SUA FAMILA EM NOME DE JESUS.

EM CRISTO,

PASTOR CRISTIANO BANDEIRA
http://pastorcristianobandeira.blogspot.com//

 

©2009 Vamos compartilhar o amor de Jesus ! | Template Blue by TNB