ESPELHO MEU

Lucas 18:9-14
A alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola: "Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano.O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho’.
"Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’. "Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado".
 

Quem é a pessoa que você vê no espelho todoas os dias? Não precisamos do reflexo da nossa imagem no espelho para nos perebermos, mas devemos pensar acerca do que vemos em nós, especialmente quando nos comparamos em outros.

Jesus nos conta esta parábola sobre um fariseu (elite religiosa da época de Jesus) e um publicano ( coletor de impostos ) que vão orar. O fariseu faz uma oração bem estranha, pois na verdade ele não estava falando com Deus, mas consigo mesmo, com seu ego - que parecia ser do tamanho do universo. Observou como se achava superior aos outros e "agradecia a Deus" por não ser como o publicano que estava perto. Acredito que nem eu nem vocês fariamos uma oração assim...

Aquele fariseu, que costumamos abominar, revela um pouco do que tmeos guardado dentro de nós: o orgulho. Claro que se perguntar se você se acha "o máximo", sua respostaa será não; mas preste atenção na maeira como você percebe as pessoas e como se percebe diante delas. Não se sente melhor do que os outros, ás vezes?

Somos orgulhosos. Fato ! Pior orgulho é aquele que não é evidente, se é que pode haver algma coisa pior, mas ainda pior do que isso, é o orgulho espiritual. Este geralmente aparece em forma de julgamento, condenação e desprezo a quem não parece "tão espiritual" quanto você se acha.

O orgulho espiritual é uma espécie de roubo, pois você toma algo para si que é de Deus. Seja lá o que você for, espiritualmente falando, isso é resultado da graça e misericórdia de Deus, e não de si próprio.

Por isso, troque o orgulho, não apenas pela humildade, mas pela sinceridade, pela autenticidade e absoluta verdade do seu coração diante de Deus. A verdadeira humildade só surge quando começamos a nos envergonhar do nosso orgulho.

Deus abençoe!

0 irmãos comentaram:

 

©2009 Vamos compartilhar o amor de Jesus ! | Template Blue by TNB