PÊNALTI

1 Pedro 2:11-25

Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma. Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, naquilo em que eles os acusam de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção. Por causa do Senhor, sujeitem-se a toda autoridade constituída entre os homens; seja ao rei, como autoridade suprema, seja aos governantes, como por ele enviados para punir os que praticam o mal e honrar os que praticam o bem. Pois é da vontade de Deus que, praticando o bem, vocês silenciem a ignorância dos insensatos. Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus. Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deus e honrem o rei. Escravos, sujeitem-se a seus senhores com todo o respeito, não apenas aos bons e amáveis, mas também aos maus.

Porque é louvável que, por motivo de sua consciência para com Deus, alguém suporte aflições sofrendo injustamente. Pois que vantagem há em suportar açoites recebidos por terem cometido o mal? Mas se vocês suportam o sofrimento por terem feito o bem, isso é louvável diante de Deus. Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos. "Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca". Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça. Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados. Pois vocês eram como ovelhas desgarradas, mas agora se converteram ao Pastor e Bispo de suas almas. 

Todos os esportes têm suas regras e quem não as segue sofre penalidades. Quero tomar como exemplo para a reflexão o futebol. Toda falta cometida dentro da grande área é punida com penalidade máxima. Bola na marca da cal. Quem conhece bem esse esporte sabe, que nessa hora, a vantagem é sempre dos cobradores, e quando o goleiro consegue defender, se torna o herói da partida.

Nós também temos a nossa grande área, que é o espaço em que atuamos: nossa casa, escola, trabalho... E, se formos cristãos, teremos adversários ali : pessoas que a vida cristã incomoda e que podem até torcer pelo nosso fracasso, pessoas que vivem totalmente fora da vida cristã e da Palavra de Deus. Na presença deles, há uma necessidade de tomarmos um cuidado redobrado para que não cometamos nenhuma falta, pois ela será cobrada e jogada na nossa cara, tipo como " e aí crentinho, como que faz agora? " ou " olha só, o crente não gosta de olhar " e por aí vai...

São palavras que cobram uma certa postura nossa. Não temos de ser necessariamente infalíveis, somos pessoas comuns, sujeitos a errar também, mas temos de nos policiar e vigiar para não cometermos nenhuma falta que deponha não contra nós, mas contra Deus, a quem servimos e declaramos como Senhor e Salvador de nossas vidas.

Lemos hoje sobre deveres sociais dos cristãos. Pedro insistiu nisso pois sabia por experiência própria que somos seres imperfeitos e cheios de falhas. em várias ocasiçoes proclamou suas próprias virtudes para em seguida fracassar. O cristão precisa esforçar-se para viver bem com todos e dar bom exemplo, refeltindo o caráter de Cristo, a quem entregamos nossa vida.

Se estarmos com Jesus, nos torna novas criaturas, vamos agir em cima desta promessas da parte de Deus, pois temos capacidade de agir, em nome de Jesus segundo os mandamentos do Senhor.

Deus abençoe!

Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma.

Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, naquilo em que eles os acusam de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção.

Por causa do Senhor, sujeitem-se a toda autoridade constituída entre os homens; seja ao rei, como autoridade suprema,

seja aos governantes, como por ele enviados para punir os que praticam o mal e honrar os que praticam o bem.

Pois é da vontade de Deus que, praticando o bem, vocês silenciem a ignorância dos insensatos.

Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus.

Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deus e honrem o rei.

Escravos, sujeitem-se a seus senhores com todo o respeito, não apenas aos bons e amáveis, mas também aos maus.

Porque é louvável que, por motivo de sua consciência para com Deus, alguém suporte aflições sofrendo injustamente.

Pois que vantagem há em suportar açoites recebidos por terem cometido o mal? Mas se vocês suportam o sofrimento por terem feito o bem, isso é louvável diante de Deus.

Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos.

"Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca".

Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça.

Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.

Pois vocês eram como ovelhas desgarradas, mas agora se converteram ao Pastor e Bispo de suas almas.
1 Pedro 2:11-25

0 irmãos comentaram:

 

©2009 Vamos compartilhar o amor de Jesus ! | Template Blue by TNB